Moraes, Rogerinho e Nardi vão disputar comando da Câmara
Com a aproximação das últimas sessões da Câmara dos Vereadores, também chega o momento de escolha do presidente para os próximos dois anos de legislatura. Entre os representantes da população no Legislativo mariliense, os vereadores Júnior Moraes (PL), Luiz Eduardo Nardi (Podemos) e Rogerinho (PP) são os mais citados e devem concorrer à presidência.
O atual presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD), que não pode se candidatar para um mandato seguido na mesma legislatura, acredita que as conversas devem se intensificar a partir da próxima semana. O parlamentar revelou que ainda é mantido um relativo silêncio sobre o assunto.
“Esse é um assunto ainda bastante restrito. Ninguém está comentando nada. Ninguém fala. Todo mundo está bem quieto. Acho que agora nessa semana deve acentuar essa conversa, mas por enquanto, ainda não dá para saber”, afirma Rezende.
O primeiro vice-presidente, Evandro Galete (PSDB), também apontou que ainda não existe uma movimentação forte sobre o tema na Câmara de Marília. O vereador afirmou que não está fechado com nenhum candidato e não descarta nenhuma possibilidade, mas acredita que as conversas serão definidas na última semana.
“Não tem nada ainda e não tenho nada fechado com ninguém. Nessa última semana que vai se afunilando essa situação. Acho que as conversas serão da semana que vem em diante. O pessoal está meio quieto ainda. Tem duas semanas para acontecer e, geralmente, isso vai se alinhando na última semana”, conta Galete.
O vereador Danilo da Saúde (PSB) diz que não será candidato. Ele explica que apenas Rezende não pode se candidatar e todos os demais têm direito, mas descarta a possibilidade de lançar o próprio nome. O parlamentar também acredita que a definição seja feita na última semana antes da votação.
“Está tudo bem indefinido ainda. Tem o Júnior, o Nardi e o Rogerinho. O que eu percebo é que a eleição no segundo biênio da Câmara é mais disputada. Para os primeiros dois anos, normalmente, o candidato ligado ao governo tem vantagem maior. No segundo, a situação é mais enrolada e não tem uma definição com antecedência. Acho que tudo pode acontecer, até mesmo uma mudança de nomes de possíveis candidatos”, diz Danilo da Saúde.
O Marília Notícia ouviu pessoas próximas ao prefeito Daniel Alonso (PL), que deve apoiar o vereador Júnior Moraes, atual líder do governo na Câmara. O chefe do Executivo havia viajado nos últimos dias, mas retorna para a cidade, justamente para conduzir as conversas com alguns parlamentares e demonstrar o apoio à candidatura de Moraes. O vereador confirma que será candidato.
“Sou candidato. Estou conversando com todos os vereadores e quem vai decidir essa votação é o plenário”, afirma Moraes ao Marília Notícia.
Outro que confirmou a própria candidatura foi Luiz Eduardo Nardi. O parlamentar já foi presidente da Câmara em duas oportunidades e acredita que pode contribuir com sua experiência no comando do Legislativo mariliense.
“Estamos em uma fase de conversas e gostaria de ter tido oportunidade de conversar com o prefeito, de maneira respeitosa, para falar que estou colocando minha candidatura. Não iria pedir o apoio, mas dizer que como presidente, nunca fui líder de situação ou oposição. Sempre tive uma postura um pouco acima das questões partidárias, gerando mais protagonismo para a Câmara, tentando criar um clima para uma Câmara mais proativa”, conta Nardi.
Nardi acredita que Júnior Moraes deve ser apoiado pelo prefeito Daniel Alonso e também aponta que Rogerinho pode ser candidato à presidência da Câmara. O vereador reafirma que as definições devem acontecer apenas poucos dias antes da votação.
“A gente percebe, por causa do posicionamento de alguns secretários municipais, que o prefeito deve apoiar o vereador Júnior Moraes. O próprio vereador me comunicou que será candidato e ele conta com o meu respeito. As eleições para presidente da Câmara, desde que me conheço por gente, se resolvem faltando dois ou três dias. Tem que dar tempo ao tempo, ver como vai ficar, como é ou não é”, garante Nardi.
O vereador Rogerinho também confirma a intenção de se candidatar para a presidência da Câmara de Marília. O vereador conta que conversou com os colegas e que deve finalizar as tratativas na próxima semana.
“Serei candidato para presidente da Câmara. O Júnior Moraes e o Nardi também devem ser. Conversei com todos e o andamento está caminhando bem. Agora nesta próxima semana devemos finalizar”, afirma Rogerinho.
A escolha do novo presidente acontecerá em uma sessão especial, no dia 13 de dezembro, às 9h. O voto dos vereadores será aberto. A sessão deve ser rápida e o eleito comandará a Câmara nos próximos dois anos.