MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qui. 01 dez. 2022

A dívida que não prescreve

por Ramon Franco

Desde pequeno sou fã de filmes de faroeste. Pena que Hollywood ficou um tempo sem investir nessas produções profundas. Estava em Dubai e desci para tomar o café no restaurante que levava o nome de uma árvore símbolo do Iêmen, a socotra.

É uma árvore diferente das que observamos no Brasil e, para mim, parece saída de um filme psicodélico dos anos de 1960.

Desde pequeno também tenho mania de ler jornal durante o café da manhã. Meus filhos até corriam para buscar na garagem o exemplar do dia para colocar na mesa. Isso acabou desde quando entrou a Hayra em nossas vidas. Nossa pastora alemã negra como a noite sem lua se divertia com as páginas do noticiário bem antes de mim. Pena que não era lendo, mas fazendo uma verdadeira bagunça.

Enfim, com dor no coração, tive que deixar o jornal físico de lado e migrar para o digital. Mas em Dubai não tinha a Hayra para confundir as minhas páginas jornalísticas e assim vou para a socotra e me deparo com um exemplar em inglês de um jornal cultural.

A capa é do emblemático Kevin Costner, que está de volta aos papéis do Velho Oeste, interpretando um personagem na série “Yellowstone”. Ainda não vi a série, mas está na lista de filmes e séries para ver na volta ao Brasil, que se avizinha.

Os anos de 1990 não foram muito frutíferos para os westerns. Mas o Costner fez um épico que abriu aquela década dando a entender que os caubóis voltariam à tona. Ledo engano, com exceções de “Dança com Lobos”, de Costner, e “Os imperdoáveis”, do mestre Clint Eastwood, os anos noventa não registraram outros longas impactantes sobre a conquista do Oeste.

O terceiro filme daqueles anos digno de nota, na minha modesta opinião de apaixonado pelos bang bang – e aí tenho que lembrar dos quatro ases do gênero: Sérgio Leone, Sam Peckinpah, John Ford e Clint Eastwood – é “Os últimos foras da lei”, de 1993, com Mickey Rourke num papel dúbio: é um vilão que ora você torce por ele, ora você quer que ele morra.

É meio aquele bandidão do “The Walking Dead”, o Negan. Rourke domina o enredo o tempo todo. Outras interpretações deste ator que me chamaram atenção foram em “O lutador”, de 2008, e em “Barfly”, de 1987, onde vive o poeta e escritor Charles Bukowski.

Em determinado momento da trama, Rourke se vê liderando um novo exército e caçando os próprios companheiros originais de bando. Quando pegam um dos seus ex-aliados, Rourke – que no filme é o coronel Graff, um renegado herói da Guerra da Secessão – dá uma demonstração de caráter.

O seu novo grupo quer profanar o corpo, levando um dos dedos para entregar ao xerife. Estão prestes a amputar o dedo do morto, ouve-se o engatilhar de um colt 45. Rourke encosta o cano na têmpora do sujeito que está com a faca e declara: “se cortar o dedo dele, eu te mato. Este homem lutou comigo e darei um enterro digno a ele”.

A fala causa indignação aos novos companheiros, mas não em nós, do público, que compreende a atitude como o respeito ao passado comum. Muitas vezes os caminhos da vida bifurcam pessoas, mas o respeito não precisa necessariamente sumir. Isso, a meu ver, é ser grato. E como diz um ditado que aprendi na política: a gratidão é dívida que não prescreve.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
  • 2
    Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
  • 3
    Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
  • 4
    Suspeito foge de ação da Dise, mas deixa chave Pix anotada e favorece identificação

Escolhas do editor

JUDICIÁRIO
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de MaríliaJúri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
CULTURA JAPONESA
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
VIOLÊNCIA
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oesteJovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
TUPÃ FOLIA 2026
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidadesMaior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades

Últimas notícias

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru
Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai
Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF
Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie