Novo boletim da Saúde mostra alta de 332% nos casos da Covid
O último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Marília traz um aumento de 332,35% nos casos de Covid-19, na comparação com a semana anterior.
Com salto de 34 para 147, os registros positivos são motivo de preocupação para a pasta, que reforça o alerta sobre as medidas de prevenção e a necessidade de o cidadão completar o esquema de reforço vacinal contra a doença.
Segundo os dados divulgados pela Prefeitura de Marília, na semana epidemiológica 45 (de 6 a 11 de novembro), foram 34 casos positivos, enquanto na 46 (de 13 a 19 de novembro), foram 147 infectados com a doença, alta de 332,35%.
Por enquanto, as internações na cidade seguem estáveis, mas já existe uma preocupação para um possível aumento de casos graves e consequentemente de óbitos.
“Temos o dever de reforçar o alerta à nossa população para que intensifiquem os cuidados e as medidas de prevenção à Covid-19. O aumento no número de casos vem ocorrendo em todo o país, principalmente no Estado de São Paulo. E em Marília não está sendo diferente. Os casos positivos subiram acentuadamente e temos que pedir à população para redobrar as medidas de prevenção”, diz o secretário municipal da Saúde, Sérgio Nechar.
O gestor da pasta orienta que a população intensifique medidas para a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, uso de máscara aos grupos de risco em ambientes fechados ou pouco arejados. As pessoas imunossuprimidas devem usar máscara em todos os lugares.
Quem ainda não se vacinou pode procurar uma das unidades de saúde do município para concluir a imunização. Pessoas dentro do grupo de risco, que tiverem algum sintoma de gripe ou resfriado (nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, dores pelo corpo) devem procurar de imediato uma unidade básica de saúde ou serviços de pronto atendimento do município.
“Para diminuir a transmissão do vírus é extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde, além de aeroportos e interior das aeronaves”, afirma o secretário da Saúde.
Atualmente, Marília conta com oito pessoas internadas com a doença.
ATENDIMENTO
As pessoas devem procurar atendimento nas unidades de saúde, já que todas atendem pacientes com sintomas respiratórios e que estas serão avaliadas e devidamente testadas. Já os quadros com desconforto respiratório e falta de ar deverão ser atendidos em pronto atendimento – PA ou UPA -, pois estes dependem de um suporte mais avançado.
A Secretaria Municipal da Saúde informa também que já está em reunião, sendo acionado o plano de contingência municipal contra o coronavírus, que deve ser constantemente observado através da alteração do perfil epidemiológico.
CASOS POSITIVOS E ÓBITOS
Neste ano, já foram 22.069 casos positivos, sendo 60.730 desde o começo da pandemia. Foram 145 mortes em 2022, com 840 no ano passado e 154 em 2020, totalizando 1.139 óbitos pela Covid-19 desde o início da pandemia.