Projetos sociais de Marília animam Natal de famílias carentes
Desde que Artur Lopes Garcia, o Tuta, morreu em 2014, a esposa Leonice conta com a ajuda dos filhos e dos amigos para manter vivo o legado do marido. E neste ano, não vai ser diferente.
A arrecadação de doações para o Natal já começou e o pedido das bolas (1.100 unidades) já foi feito. A entrega dos brinquedos – acompanhadas de pacotes de pipoca, salgadinho e de balas – para as crianças carentes será realizada no Natal, como de costume.
“Ainda precisamos de quase tudo, porque os itens estão muito caros, mas a gente vai fazer o que pode. Tem um pessoal que nos ajuda desde o tempo do Tuta, então sei que todo ano posso contar com eles”, afirma a viúva.
A primeira remessa de brinquedos deve ser comprada na próxima semana, em São Paulo, com o dinheiro já arrecadado. Tudo é padronizado, para que não exista disputa entre as crianças. São compradas bolas e carrinhos para os meninos, e bonecas para as meninas.
No dia da entrega, há uma equipe de 20 voluntários que fica responsável pelo trabalho. “Os meninos organizam o roteiro, mas sempre começamos pela zona Sul e depois seguimos em direção à Vila Barros”, conta Leonice.
Quem puder contribuir, as doações podem ser enviadas via Pix através chave (14) 9 9790-3026. Esse também é o contato da dona Leonice para mais informações [clique aqui para iniciar uma conversa].
AMIGOS DO BAR
Desde 2015, a Associação Amigos do Bar também arrecada doações para o Natal. Neste ano, a expectativa é arrecadar cerca de mil brinquedos (novos ou usados, em bom estado de conservação) e mil kits de doces.
Serão beneficiadas as crianças atendidas pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais e comunidades carentes.
“Estamos arrecadando panetones, doces e brinquedos. Nós ajudamos com os presentes das festas realizadas pelas comunidades e também outras instituições, como a ONG Salve o Planeta, Tudo por um Sorriso, entre outras”, explica Tadao Tachibana, presidente da Associação.
As doações podem ser entregues pessoalmente na rua Rio Grande do Sul, 234, ou via Pix, através da chave (14) 9 8114-0055 [clique aqui para iniciar uma conversa].
ONG ALIMENTO SIM, FOME NÃO
A ONG Alimento Sim, Fome Não promove anualmente um almoço de Natal para as famílias atendidas pelo projeto. Neste ano, a celebração está marcada para o dia 17 de dezembro e deve servir 180 famílias.
Os responsáveis já iniciaram a arrecadação dos alimentos (o cardápio será composto de macarronada e frango assado) e dos brinquedos para as crianças.
“Quem puder ajudar pode levar a doação diretamente em uma de nossas sedes ou ligar, que fazemos a retirada. Na zona Sul, o endereço é rua Ana Cândida de Souza, 496, no Jardim Nacional. Na zona Norte, rua José Roberto Pellin, 139, no Jardim Maracá”, explica o diretor-presidente da ONG, Maycon Gonzaga.
Os telefones são (14) 9 9848-4272 [clique aqui para iniciar uma conversa] ou (14) 9 9756-5140 [clique aqui para iniciar uma conversa]. Para doações via Pix, a chave é o CNPJ da entidade, 26.313.280/001-81.
MULHERES DO BRONKS
O projeto Mulheres do Bronks também está arrecadando doações para a festa de Natal das crianças da comunidade do bairro Bandeirantes, zona Oeste.
A festa será realizada no dia 17 de dezembro e as doações podem ser feitas até o dia 10 do mesmo mês. Podem ser entregues brinquedos, roupas e calçados, além de alimentos para o dia da festa. São recebidos refrigerantes, doces e produtos para a confecção de cachorro-quente.
“Temos uma lista com 180 crianças cadastradas. O doador pode escolher uma criança para apadrinhar ou fazer doações indiretas, e a gente encaminha de acordo com o perfil das crianças”, explica Janaína de Pádua da Silva, uma das fundadoras do projeto.
Quem puder doar pode entrar em contato pelo WhatsApp pelo (14) 9 9703-3527 [clique aqui para iniciar uma conversa].
CACAM
Como já é tradicional, também é possível “adotar” uma criança do Centro de Apoio à Criança e Adolescente de Marília (Cacam) para presentear no Natal.
“Estamos pedindo às crianças para que escrevam a cartinha para o Papai Noel, colocando o que desejam ganhar. Sempre orientamos para que não coloquem produtos caros. Na próxima semana, já poderemos procurar os padrinhos”, explica Hederaldo Benetti, presidente do Cacam.
Atualmente, a entidade abriga dez crianças com idade entre zero e dez anos. Porém, como o número de atendidos costuma variar, a expectativa é conseguir cerca de 20 padrinhos.
Quem puder contribuir deve procurar o Cacam pessoalmente na rua Vidal de Negreiros, 367 ou ligar no (14) 3433-1645 (procurar por Aline).