Em Marília, ministro da Saúde destaca avanço nos serviços de radioterapia
À convite da Santa Casa de Marília, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve na cidade e visitou o hospital neste sábado (12). Ele conheceu as instalações do local e vistoriou as obras para implantação do novo setor de radioterapia da Santa Casa..
“Ele (o ministro) nos recebeu no dia 18 de dezembro do ano passado, em seu gabinete. Fomos fazer um pedido para a efetivação da construção da nossa radioterapia. Agora o doutor Pedro Beraldo fez o convite novamente e ele nos prestigiou com a sua presença”, contou o provedor da Santa Casa, Norival Carneiro Rodrigues.
A nova radioterapia foi conquistada através de autorização do ministro, que também liberou a aquisição do acelerador linear – para a realização de sessões de radioterapia para uma região de 62 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-XI). Foi liberado um investimento de R$ 8,8 milhões do governo federal para esta obra. A previsão é de que seja inaugurada em setembro de 2023.
“É um programa de expansão da radioterapia do SUS, que foi iniciado em 2016, cujo objetivo era entregar 60 soluções de radioterapia, desde o alicerce até o equipamento. Desses 60, foram entregues 51 – 41 na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Aqui na região de Marília, que é uma região polo, muitos municípios podem se beneficiar sem que a população se desloque para outros centros”, explicou o ministro.
O secretário municipal da Saúde, Dr. Sérgio Nechar, acompanhou a visita e destacou a importância da obra para a cidade: “A vinda dele é importantíssima, principalmente para que possamos mostrar a gratidão que temos por um ministro que olhou para a nossa cidade. Temos toda a estrutura para tratar do paciente oncológico, e aqui na Santa Casa só faltava a radioterapia. É uma pena que esse ministro não tenha assumido antes”.
Com o novo serviço, o Centro de Oncologia da instituição filantrópica mariliense, com mais de 20 anos de tradição, vai passar a realizar, em âmbito regional, um atendimento integral ao paciente no tratamento do câncer.
Atualmente já são realizadas 21 mil consultas, 14 mil sessões de quimioterapia, mil internações e 500 cirurgias por ano na Santa Casa de Marília, sendo mais de 70% dos seus atendimentos realizados via SUS.
A expectativa é que pelo menos mil pacientes sejam atendidos anualmente na nova unidade de radioterapia da Santa Casa de Marília.
VACINAÇÃO
Após visitar diversos setores do hospital e conhecer os serviços prestados , o ministro Marcelo Queiroga participou de um ato de vacinação contra a poliomielite ainda na Santa Casa de Marília e ressaltou a importância da imunização para a erradicação da doença.
“A queda das coberturas vacinais é um problema mundial. Em parte reflete os bons resultados da própria política de vacinação. Os jovens pais não sabem o que é poliomielite, uma vez que o último caso registrado no Brasil foi em 1989. Porém, aconteceram casos em Israel, nos Estados Unidos, e nós não queremos a poliomielite de volta, muito menos no Brasil. A campanha de vacinação é todo dia. Todos nós temos o dever de convencer os pais a levarem seus filhos para as salas de vacinação”, afirmou o ministro.
TÍTULO DE VISITANTE ILUSTRE
Durante solenidade no salão de eventos da Santa Casa, o ministro Marcelo Queiroga recebeu o título de “Visitante Ilustre” do município, das mãos do presidente da Câmara de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD).
“Esse título prova a representatividade que ele tem no nosso país, no nosso estado e no nosso município. Mesmo sabendo que ele deixará o governo nos próximos dias, esse título prova o quanto ele é importante para a saúde da nossa federação. É uma forma de externarmos toda a nossa gratidão”, disse Rezende.
A deputada estadual recém eleita pelo PL, Dani Alonso, também agradeceu pela presença e pelo trabalho realizado por Queiroga.
“O que eu vim dizer para o ministro foi uma palavra: gratidão. As pessoas dizem que não é preciso agradecer aos políticos, porque eles não fazem mais do que a obrigação, mas a gente precisa ser grato sim, porque muitos não fazem a sua obrigação. E o ministro fez muito mais do que a obrigação, se doou, se dedicou, e a gente vê os resultados”, afirmou.
Marcelo Queiroga também recebeu o título de “Hóspede Oficial do Município”, das mãos do chefe de gabinete da Prefeitura de Marília, Levi Gomes.