Câmara Municipal define nova mesa diretora em dezembro
A Câmara Municipal de Marília vai definir a presidência para o próximo biênio (2023-2024) no dia 13 de dezembro, às 16h. A escolha do sucessor de Marcos Rezende (PSD) deve acontecer um dia após a última sessão ordinária do ano, programada para o dia 12 de dezembro.
Todos os vereadores podem concorrer, com exceção do atual presidente do Poder Legislativo, já que não é permitida a reeleição. Não há data limite para oficialização da candidatura.
Apesar de ainda não existir nada oficial, nos bastidores, quatro nomes são cotados para disputar o cargo: o de Luiz Eduardo Nardi (Podemos), que já ocupou a presidência em duas oportunidades (1991 e 2013/2014); Rogerinho (PP), segundo vice-presidente da mesa diretora atual; Júnior Moraes (PL), que é o líder do prefeito Daniel Alonso (do mesmo partido) na Câmara e tem o apoio do Executivo; e de Eduardo Nascimento (PSDB), que também já ocupou a cadeira duas vezes (2007/2008 e 2009/2010).
A votação é feita por ordem de sorteio e os vereadores devem responder verbalmente quem vão escolher. Além do presidente da Casa para a próxima gestão, os parlamentares indicam ainda os nomes do 1º e 2º vice-presidentes e dos 1º, 2º, 3º e 4º secretários. Após a eleição, em momento oportuno, também é alterada a composição das comissões permanentes.
Atualmente, a mesa diretora da Câmara é formada por Marcos Rezende (presidente), Evando Galete (1º vice-presidente), Rogerinho (2º vice-presidente), Professora Daniela (1ª secretária), Elio Ajeka (2º secretário), Júnior Moraes (3º secretário) e Ivan Negão (4º secretário).
O Poder Legislativo de Marília entra em recesso no dia 15 de dezembro. Os trabalhos devem ser retomados no início de fevereiro, uma vez que o recesso termina dia 31 de janeiro.