DHS investe cerca de R$ 2,5 milhões em medicamentos
O Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) investiu mais de R$ 2,5 milhões em medicamentos, de janeiro a outubro deste ano, adquiriu um veículo utilitário zero quilômetro para facilitar entregas do Remédio em Casa em dias de chuva e equipamentos para melhor conservação dos medicamentos.
Com a chegada de medicamentos encomendados há tempos e que estavam em falta devido à escassez de matéria-prima, os estoques voltaram a estar abastecidos.
O superintendente Adalberto Bento, destaca que – desde quando foram instituídos os programas Remédio em Casa e Saúde em Dia – o investimento em medicamentos, exames de imagem, exames laboratoriais e outros só cresce.
“Nós não paramos de investir em saúde para melhorar a vida das pessoas. Desde quando foi instituído o remédio em casa, pela nossa prefeita [Tina Escorce], já fizemos diversas melhorias, como a contratação de mais funcionários para suprir as demandas por entrega, a própria mudança da central de medicamentos de local, a aquisição de equipamentos para a melhor conservação dos medicamentos, aquisição de um veículo zero quilômetro, a ampliação do local de trabalho dos colaboradores dentre outras melhorias. Estamos aqui para trabalhar, recebemos medicamentos que estavam em falta devido à escassez de matéria-prima, reabastecemos os estoques, mas mesmo nos períodos de dificuldades, não deixamos a população sem medicamento, sempre damos um jeito de atender cada um da melhor forma possível”, salienta Adalberto.
Segundo a diretora geral da Farmácia Municipal, Marta Chichetti, são fornecidos em média cerca de três mil medicamentos por dia.
“Todos os dias recebemos receitas das nossas dez unidades de saúde, separamos e mandamos de volta para as USFs ou para a casa dos cidadãos, com os entregadores do Remédio em Casa. Temos também o atendimento no balcão, que não para um minuto, sem contar o setor de alto custo. Graças a Deus, estamos recebendo mais medicamentos. Devido à pandemia, ficamos bastante tempo sem mercadoria e consequentemente com o estoque baixo.”
A central de medicamento fica localizada na rua João da Costa Vieira e atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.