Cemitério da Saudade recebe mais de 40 mil pessoas no Dia de Finados
A Prefeitura de Marília informa que recebeu no último dia 2 [quarta-feira] mais de 40 mil pessoas no Cemitério da Saudade, no Dia de Finados.
Em mais um ano consecutivo, benefícios implantados pela gestão do prefeito Daniel Alonso (PL) foram disponibilizados à população, como carrinhos elétricos para locomoção de idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade, distribuição de água, banheiros químicos espalhados e placas QR Code para localização dos túmulos.
Além da reforma e revitalização do local, como a pavimentação de todas as vias internas do espaço, foram mais de 40 servidores e voluntários que receberam os visitantes dando orientações e qualquer tipo de ajuda que precisaram.
Já pela Secretaria Municipal da Saúde foi disponibilizada uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o caso de necessidade de atendimento de algum cidadão.
Também foram feitas através da Divisão de Zoonoses orientações sobre a prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Do lado externo do cemitério, agentes da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) de Marília organizaram o trânsito com apoio da Polícia Militar.
“Durante todo o ano a nossa secretaria, através do secretário Vanderlei Dolce, preparou-se para trazer todas essas comodidades aos visitantes. Tudo foi pensado com muita sensibilidade, pois é um momento muito especial visitar os entes queridos que ali estão”, disse o prefeito Daniel Alonso.
REMODELAÇÃO
Em 2020, o prefeito Daniel Alonso havia inaugurado no Dia de Finados a remodelação do Cemitério da Saudade, com a pintura interna e externa, melhorias no portão de entrada para o gramado, revitalização do bloco de manutenção e recapeamento das ruas do cemitério, entre outras benfeitorias.
HISTÓRIA
Datado de 1929, ano da emancipação do município, o Cemitério da Saudade de Marília tem cerca de 23 mil sepulturas. Já foram enterradas cerca de 100 mil pessoas no local, que concilia quadras de jazigos em formato tradicional e também o sistema de cemitério jardim.
Um dos túmulos mais visitados é o de Guaracy Marques Pinto, conhecido como “Pé de Veludo”, morto em confronto com a Polícia no ano de 1964. A capela construída em sua homenagem é atração pela fama de supostamente fazer milagres.