UPA da zona Norte é alvo de fiscalização surpresa do TCE
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) deflagra na manhã desta quinta-feira (20) uma fiscalização surpresa em 273 unidades de saúde de 120 municípios do Estado. Em Marília, a instituição alvo foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte.
Ao Marília Notícia, o TCE-SP informou que deve divulgar um relatório com fotos e o resultado da fiscalização na cidade nos próximos dias.
Na operação, estão sendo visitados hospitais e unidades de saúde gerenciados por organizações do terceiro setor qualificadas como Organizações Sociais de Saúde (OSSs). Desse total, 232 locais são de responsabilidade dos municípios e 41 pertencem à rede estadual.
Os trabalhos podem ser acompanhados em tempo real por meio de uma central de monitoramento. Clique aqui para acessar.
A ação envolve 340 servidores do TCE-SP, e tem como objetivos avaliar a qualidade do atendimento aos usuários e as condições físicas das unidades e dos equipamentos médicos.
Dentre as 273 unidades de saúde fiscalizadas, estão 71 hospitais, 73 Unidades de Pronto Atendimento e 80 Unidades Básicas de Saúde. As outras 49 unidades não se enquadram nessas categorias.
A fiscalização é realizada das 8h às 17h de forma presencial pelos agentes de fiscalização da Corte, que avaliam quesitos que constam de um formulário técnico respondido via tablet. Os resultados são transmitidos imediatamente para uma central, que consolida as informações na sede do TCE-SP.
Entre os itens que serão fiscalizados estão o controle de presença das equipes médicas, as condições de armazenamentos de medicamentos, a limpeza e a acessibilidade das instalações e o transporte de pacientes.
Após o encerramento da ação, todos os dados coletados (informações, fotos e vídeos) serão reunidos e validados pelos Departamentos de Fiscalização. Após essa etapa, o TCE apresentará um relatório gerencial consolidado apresentando as situações gerais e as possíveis irregularidades/problemas detectados.
O Marília Notícia acompanha a fiscalização. Até o fechamento desta edição, a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), gestora da UPA Norte, não tinha se posicionado sobre a ação.