Atleta mariliense é campeão no Sul-Americano de Jiu-Jitsu
O atleta mariliense Neto Gonçalves foi destaque no Campeonato Sul-Americano da Federação CBJJ/IBJJS, ao sagrar-se campeão sul-americano de jiu-jitsu na categoria faixa roxa. A vitória veio depois de cinco anos de dedicação, no último domingo (16).
O torneio promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e pela Federação Internacional do esporte foi realizado de 14 a 16 de outubro, na Vila Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro.
Ao longo dos últimos anos, Neto já coleciona várias medalhas. “Eu comecei em 2018 e, em 2019, fui campeão brasileiro na faixa branca. Foi aí que o interesse despertou mesmo. Era jogador de futebol e aposentei a chuteira. Comecei na academia do Alexandre Oliveira e Du Macaco, em Marília, e hoje treino na Alliance, com Flávio Junqueira, na maior equipe de jiu-jitsu do mundo”, conta.
Nos últimos meses, ainda pela faixa azul, o atleta ficou em 2º lugar no Campeonato Brasileiro com kimono, em junho, e foi campeão (1º lugar) no Campeonato Brasileiro de No-Gi (sem kimono), em setembro.
“Esse foi o primeiro grande campeonato que participei depois da troca de faixa, com a faixa roxa, e meu próximo objetivo agora é ir para o mundial em Vegas, em setembro do ano que vem”, afirma Neto. A boa classificação no Brasileiro lhe garantiu a vaga para o Mundial.
Seguindo os passos do pai Neto Gonçalves, o atleta Matheus Gonçalves também garantiu o próprio lugar no pódio do Sul-Americano e ficou em 3º lugar na faixa azul.