Prefeitura desmente surto de meningite e falta de vacinas
Nota divulgada pela Prefeitura de Marília informa que a Secretaria Municipal da Saúde desmente categoricamente que a cidade passa por um surto e também falta de vacinas contra a meningite.
A falsa informação foi divulgada por alguns órgãos de imprensa da cidade, quando a realidade é completamente diferente. Marília nunca passou por um surto de meningite e tampouco teve qualquer problema com os imunizantes da doença.
Todas as unidades de saúde e também os hospitais da cidade estão abastecidos com as vacinas Meningocócica Tipo C, que é para crianças de três meses a dez anos, 11 meses e 29 dias de idade e também para os profissionais de saúde; e a Meningocócica ACWY, que é administrada em crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos.
O secretário municipal da Saúde, Sérgio Nechar, lamenta as inverdades divulgadas. “É muito lamentável essas fake news porque passa uma informação totalmente equivocada para a nossa população. Nunca tivemos surto de meningite e muito menos falta de vacinas. Todas as nossas unidades de saúde estão abastecidas e ainda temos uma boa quantidade na própria Sala de Vacina Central, que abastece essas unidades. Além disso, entregamos também os imunizantes para todos os hospitais de Marília para que possam vacinar os seus profissionais de saúde. A gente solicita à população que se informe através das mídias oficiais da Prefeitura, desconsiderando essas falsas informações que não acrescentam em nada para o cidadão.”
A supervisora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Alessandra Arrigoni, afirma que a meningite está sob controle no município. “Não existe e nunca existiu surto de meningite aqui em Marília. O surto ocorre quando é encontrado nas amostras colhidas dos pacientes o mesmo agente etiológico. Neste caso se o número for em determinado período superior há três casos com mesmo patógeno aí sim seria um surto. Fato este que nunca ocorreu no município. A população pode ficar tranquila, pois a meningite está absolutamente controlada, inclusive temos vacinas suficientes para atender o público-alvo que ainda não tomou o imunizante. Basta procurar uma de nossas unidades de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.”
Já a supervisora da Sala de Vacinas Central, enfermeira Juliana Bortoletto, informa que Marília já aplicou 9.810 doses de vacinas contra a meningite somente neste ano. “A gente considera esse número bastante positivo e os bebês, crianças e adolescentes que ainda não foram vacinados, basta que os pais ou responsáveis procurem as nossas unidades, que estão devidamente abastecidas, assim como todos os hospitais, que imunizam os seus profissionais de saúde. Aliás, esses profissionais de saúde também podem receber a vacina nas nossas unidades. Não há motivo para qualquer preocupação quanto a isso, pois Marília atravessa uma situação muito tranquila.”