MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Variedades
sáb. 08 out. 2022

Tributo a José Cláudio reúne desde retratos a pinturas da Amazônia

por Agência Estado

Ao abrir sua galeria em São Paulo há 33 anos, a marchande Nara Roesler percebeu, atônita, que o nome do pintor pernambucano (de Olinda) José Cláudio, hoje com 90 anos, era pouco conhecido do público e colecionadores de São Paulo. A despeito de ter sido escolhido pelo zoólogo paulistano Paulo Vanzolini (1924-2013) para acompanhar uma de suas exposições científicas pela Amazônia, em 1975, os paulistas não se deram conta da importância do trabalho de José Cláudio – e, em 1975, o artista já havia participado de quatro bienais (1957, 1959, 1961 e 1963). Há, porém, uma maneira de expiar esse pecado: rever a obra do pintor, que ganha uma retrospectiva, José Cláudio: Uma Trajetória, a partir deste sábado, 8, na Galeria Nara Roesler.

Para essa missão foi escolhida como curadora também uma veterana da geração de José Cláudio, a crítica Aracy Amaral, que foi atrás de obras raras do artista em mãos de particulares e, no caso da obra amazônica, do governo paulista. Mais de 30 pinturas da mostra entre as 100 realizadas pelo artista a bordo do barco-laboratório Garbe, no Rio Madeira, em 1975, pertencem ao acervo artístico do Palácio do Governo do Estado. A série reúne desde paisagens à fauna amazônica, passando pelas casas e tipos ribeirinhos. “Foi a grande virada da minha vida”, reflete o pintor.

VISIONÁRIO

Além da importância científica, os desenhos e as telas dessa viagem amazônica, curiosamente, têm ressonância no trabalho de pintores contemporâneos como Lucas Arruda e Rodrigo Andrade – não intencional, mas acidental, o que talvez seja uma surpresa para ambos. Da mesma forma que o erudito pintor pernambucano, ex-assistente de Di Cavalcanti, assimilou as lições de Almeida Júnior e do próprio mestre carioca, com quem trabalhou em São Paulo, os jovens pintores contemporâneos (mesmo sem saber) devem muito a José Cláudio, em especial as paisagens expressionistas a “plein air” de Andrade e as citacionistas de Lucas Arruda.

SENSUAL

Aracy Amaral, aliás, trouxe para a mostra do pernambucano suas releituras das telas mais conhecidas de Almeida Júnior (1850-1899), pioneiro realista que primeiro tentou captar a luz tropical e os tipos brasileiros, reforçando no Brasil o legado de Courbet. Segundo a curadora, José Cláudio se identificou com as pinturas do acadêmico e transformou o que era apenas sugerido por ele numa explícita explosão sensual. Escancarou mesmo. Há 40 anos, a crítica Vera d’Horta, cujo texto é reproduzido no catálogo da mostra, observou que José Cláudio, em 1980, trocou o recato da modelo de Almeida Júnior (em O Descanso da Modelo, 1882) por uma despudorada senhorita com o sexo à mostra. Não foi a única a se expor, evoque-se. Há muitas mulheres voluptuosas em suas telas.

Dito assim, muita gente vai se surpreender com o outro lado de José Cláudio, o do desenhista rigoroso com passagem pela abstração, em 1968. Aracy Amaral chama a atenção para uma série feita com carimbos desse mesmo ano, composições poéticas abstratas que precedem os datiloscritos de Mira Schendel dos anos 1970 (seis desses trabalhos pertencem ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP). Foi justamente nessa época que Renato Magalhães Gouvêa, primeiro promotor de seu trabalho, deu o ponto de partida para Nara Roesler assumir a representação do artista ainda no Recife.

NATUREZA

Nara e José Cláudio são amigos de longa data. Há até um retrato da galerista na mostra, feito por ele em 1979. A fidelidade do pintor aos amigos é tão marcante que ele realizou uma série de pássaros para pagar o hospital onde foi internado o escritor, crítico literário e dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho (1917-1976), que fundou com Suassuna o Teatro Popular do Nordeste. Uma tela gigantesca exposta na vitrine da galeria exemplifica essa relação harmoniosa do artista com a natureza. “Ele é um artista múltiplo, que tanto pode produzir paisagens como cenas carnavalescas com máscaras à maneira de Ensor ou retratar os tipos populares de um mercado recifense”, conclui a curadora.

José Cláudio: Uma Trajetória

Galeria Nara Roesler.

Av. Europa, 655, tel. 2039-5454. 2ª/6ª, 10h/19h. Sáb., 11h/15h.

Abertura sáb. (8), às 11h.

Entrada gratuita. Até 5/11.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília
  • 3
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias
  • 4
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetosCâmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
PADRE NÓBREGA
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

Últimas notícias

Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde
Previsão de chuvas até domingo mantém Marília em estado de alerta
Campanha Fique Sabendo termina com quase 250 testes feitos em Tupã
Ventania arranca e arremessa placa de loja contra carro e toldo no Centro de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie