Marília fica entre os 100 municípios mais inteligentes do país

Cidade de Marília teve melhor posição no ranking da Saúde (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
Marília é a 95ª cidade no Ranking Connected Smart Cities, em estudo desenvolvido pela Consultoria Urban Systems, a pedido da revista Exame, que leva em consideração apenas o ranking das cidades brasileiras que têm populações entre 100 mil e 500 mil habitantes. O levantamento avalia o conceito de Cidade Inteligente.
O estudo apontou que, entre as cidades da região Sudeste do país, que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marília ocupa a 91ª posição. A nota conquistada pelo município foi 3,488 em Tecnologia e Inovação, 4,648 em Saúde e 5,877 em Governança.
A melhor posição da cidade foi no desempenho Saúde, indicador que Marília subiu da colocação 94 em 2021 para o 81º lugar em 2022 – no ranking de todo o Brasil. Nos demais quesitos, o município ficou de fora dos 100 primeiros colocados.
O Ranking Connected Smart Cities considera a relação existente entre os diversos setores analisados, já que existem conceitos variados de Cidade Inteligente, com aspectos apoiados nas grandes áreas de Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Marília evoluiu no ranking de Saúde (Reprodução: Divulgação)
O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.
Um bom exemplo dessa relação é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como em saúde, que irão a longo prazo reduzir os gastos na área – atendimentos de saúde básica – e, consequentemente, impactarão em questões de Governança e até mesmo na Economia.
Vale ressaltar que os exemplos de conexões dos setores são numerosos e essa visão, que apoia a escolha dos indicadores e eixos desenvolvidos, não busca substituir outras existentes de cidades inteligentes. Porém, entendendo o distanciamento das cidades brasileiras em relação às inteligentes internacionais (smart), o objetivo é apontar eixos de melhora e municípios que sirvam de inspiração.
O Ranking Connected Smart Cities é composto por 70 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.
São coletados dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (conforme estimativa populacional do IBGE).

Marília não figurou no ranking geral, mas ficou entre as 100 primeiras do Sudeste e entre cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes (Reprodução: Divulgação)