Estado de SP vai ter segundo turno entre Tarcísio e Haddad
O Governo do Estado de São Paulo vai ter segundo turno entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT). Por volta das 20h30 deste domingo (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já dava a eleição para o cargo de governador como matematicamente definida para o segundo turno.
Ao contrário do que apontavam as pesquisas eleitorais, o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) figurou em primeiro lugar durante toda a apuração. Tarcísio teve 42% dos votos válidos, enquanto Haddad recebeu pouco mais de 35%. O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), ficou em terceiro lugar com 18% dos votos válidos.
Em Marília, Tarcísio aparece como eleito com 70.955, ou 58,21%. Já Haddad figura com 27.888 (22,88%) dos eleitores.
O resultado põe fim a um ciclo de 28 anos de governo do PSDB em São Paulo. O partido esteve à frente do governo paulista desde 1995, sem perder nenhuma eleição desde então.
Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cézar (PDT) somaram juntos cerca de 3% dos votos do Estado. Carol Vigilar (UP), Gabriel Colombo (PCB), Altino (PSTU), Antônio Jorge (DC) e Edson Dorta (PCO) não conseguiram somar 1%.