Alunos da Famema fazem nova manifestação nesta quinta
Depois do ato do último sábado (24), o Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (Daca) – que representa os estudantes da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) – deliberou por promover uma nova manifestação nesta quinta-feira (29), às 11h, também em frente ao prédio estudantil, na avenida Monte Carmelo.
A convocação dos estudantes foi feita no início da semana, através das redes sociais. O apelo parece ter surtido efeito. Nesta terça-feira (27), um ofício com a solicitação de uma reunião foi encaminhado pelo Daca para a diretoria da instituição, e o pedido foi acatado. Segundo a assessoria da Famema, o encontro deve ocorrer na próxima semana.
Recentemente, o Marília Notícia já tinha noticiado a reivindicação de melhorias por parte dos alunos e a sinalização para uma paralisação.
EXIGÊNCIAS DOS ALUNOS
- construção de quadro de funcionários;
- concursos públicos para docentes com possibilidade de carreira acadêmica;
- retorno das bolsas de monitoria;
- garantia da carga horária de cada matéria e grade curricular mínima;
- garantia de acesso aos estágios do internato com preceptores em todos os espaços e carga horária adequada;
- programas de residência com aulas, carga horária e prática adequadas, além de preceptores nos espaços de formação especializada;
- cadeiras básicas completas com acesso a laboratórios próximos ao prédio do Carmelo ou da Unidade de Educação;
- fim do assédio moral aos estudantes e residentes;
- inclusão de restaurante universitário e praça esportiva no campus;
- fim do teto de gastos.
OUTRO LADO
Em nota, a assessoria da Famema informa que “o Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (Daca) enviou ofício (…) solicitando o agendamento de reunião com a diretoria da Famema. O encontro deverá ser realizado na semana que vem, provavelmente no dia 06/10.”
No texto, a diretoria da instituição reitera que se mantém aberta ao diálogo com os estudantes. “Quanto às recentes manifestações dos estudantes, a diretoria da Famema acompanha e respeita as demandas e reivindicações, onde garante que o estudante é a prioridade da faculdade.”