Monteiro quer transformar Contorno em avenida
Marília convive com um problema que afeta muitos motoristas. Com a expansão da cidade e aumento do fluxo de veículos, a chamada Rodovia do Contorno se tornou uma via movimentada e perigosa, com muitos acidentes e mortes. Atento aos problemas da cidade e da região, o engenheiro Roberto Monteiro, candidato ao cargo de deputado estadual, quer transformar o trecho em uma grande avenida.
O trecho do contorno recebe fluxo de veículos da própria rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), da rodovia Rachid Rayes (SP-333), da rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) e da rodovia Transbrasiliana (BR-153), além dos motoristas que precisam se deslocar entre uma região e outra da cidade.
Para evitar tragédias, Roberto Monteiro propõe que o trecho seja transformado em uma grande avenida, assim como existe a avenida Jóquei Clube, no trecho urbano da BR-153.
“A Rodovia do Contorno é uma confluência de rodovias. Recebe o trânsito que vem de Bauru, de Ourinhos, de Assis, de Tupã e de Lins, além do tráfego local. Existe um projeto para um anel viário em Marília, mas o custo é alto e até hoje nunca saiu do papel. Enquanto isso não acontece, em virtude da situação econômica do país, precisamos aprender a conviver com essa rodovia que corta a cidade, transformando ela em uma avenida”, afirma Monteiro.
O engenheiro propõe reduzir a velocidade de veículos pelo local, instalar faixas elevadas e melhorar a iluminação, assim como já existe na BR-153, na saída para Ourinhos.
“Caminhoneiro que sair de Belém vai saber que ao passar por Marília, terá que rodar a 40 quilômetros por hora. É preciso uma política pública, envolvendo o prefeito, vereadores, deputado estadual e federal, sentando com concessionárias e negociando essa mudança. A saída para Ourinhos era um trecho da morte e desde que melhoraram, nunca mais teve morte lá”, conta Monteiro.
O candidato ao cargo de deputado estadual acredita que esse seja o modelo mais barato, reduzindo a velocidade dos veículos, evitando acidentes e mortes. Ele também destacou que não seria necessária a instalação de radares, já que as faixas elevadas fariam com que os motoristas reduzissem a velocidade.
Para Monteiro, essa seria a solução em curto prazo. Ele explicou que a área do contorno recebe uma média de 16 mil veículos todos os dias.
“Quero fazer o mesmo modelo feito na saída para Ourinhos. Vira uma avenida. De 22 mortes fatais no trânsito de Marília, 65% foram lá. Isso significa que 14 pessoas morreram no Contorno, sendo que só oito casos foram em outros locais. Com o trânsito estando devagar e iluminado, você pode ainda explorar com painéis e letreiros, fazendo a propaganda institucional da cidade”, afirma o candidato.