Marília tem chance de eleger dois na Alesp 15 anos depois
Pela primeira vez em 15 anos, Marília terá uma grande oportunidade de eleger dois deputados estaduais que atuem diretamente pela cidade. A última vez em que o município teve dois representantes na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), foi no mandato de 2003 a 2006, com Vinicius Camarinha e Joseph Zuza Abdul Massih (PRP).
No atual pleito, oito pessoas da cidade se candidataram ao cargo: Dani Alonso (PL), Vinicius Camarinha (PSDB), Thiago Zani (Solidariedade), Roberto Monteiro (PSB), Everton Belasco (PRTB), Ricardo Paoliello (PTB), Marcos Kohlmann (Mobiliza) e Rafa Amadeu (PDT).
Apesar de quase uma dezena de opções, duas candidaturas são consideradas mais robustas e tem chances reais de assumirem a cadeira. A primeira é da empresária Dani Alonso (PL), que conta com o apoio de simpatizantes de seu pai, o prefeito Daniel Alonso (PL), e também do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A empresária não só assume o voto em Bolsonaro, como também faz campanha em prol do presidente e de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que concorre ao Governo do Estado. Em visita a Marília, Tarcísio chegou a declarar que Dani é a sua candidata em Marília e região.
Integrantes da campanha de Dani, ouvidos pelo Marília Notícia, avaliam que a empresária precisa ter boa votação justamente em Marília para conseguir a vaga. Na região sua situação é considerada confortável, já que conta com o apoio do deputado federal Capitão Augusto (PL), que tenta a reeleição.
Capitão Augusto tem forte base bolsonarista e é um dos favoritos no Estado para uma vaga no Congresso. Seu apoio é tido como fundamental para Dani ter boa votação nas cidades próximas, como Bauru, Assis, Ourinhos e outros municípios menores.
Assim como Augusto, Dani se enquadra à direita no espectro político, levantando bandeiras conservadoras, como proibição do aborto, por exemplo. Ela promete também trabalhar para redução de impostos dos alimentos e combustíveis, além de diminuir o valor dos pedágios.
A candidata entende como fundamental a valorização dos professores e policiais e afirma que seguirá apoiando e estimulando os rodeios nas cidades do interior.
Mesmo sem mandato nos últimos quatro anos, Dani alega ter conseguido intermediar o envio de mais de R$ 200 milhões em emendas parlamentares federais para cidades da região. Em Marília, segundo sua assessoria, foram mais de R$ 20 milhões em recursos para investimentos em saúde, educação e infraestrutura. A maioria desse dinheiro é fruto de peregrinação em Brasília juntamente com Capitão Augusto.
A obra do esgoto é um exemplo disso. Fontes ouvidas pelo MN afirmam que a atuação de Dani em Brasília teria sido fundamental para liberação de recursos.
“Estou pronta para servir Marília e toda a nossa região como deputada estadual. Nos últimos anos estudei e me prepararei muito para isso. Sei como ajudar a resolver os problemas na nossa cidade e região”, disse Dani Alonso ao MN.
Com uma campanha forte em toda a região, a expectativa também é grande para que Vinicius Camarinha seja eleito.
Considerado mais ao centro no espectro político, Vinicius tem o forte apoio do governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição.
Camarinha conquistou a confiança de Garcia e se tornou um ‘homem-forte’ em todo o território paulista, trabalhando como líder do governo na Alesp nos últimos meses.
O deputado ajuda a indicar cargos de confiança na máquina do Estado e na condição de poder liberar verbas importantes para toda região, Vinicius alcançou forte apoio. Ele é considerado favorito ao cargo, até mesmo por oposicionistas.
A maior aposta de Vinicius é o novo Hospital da Criança e da Mulher que será construído em Marília. Ele foi um dos grandes articuladores da importante obra.
O novo hospital contará com 220 leitos, distribuídos por cinco andares e possibilidade de ampliação no futuro. Atualmente, todo o complexo HC/Famema (HC e HMI) conta com 350 leitos. Com a nova unidade, a capacidade será aumentada em 150 leitos.
“Quero agradecer o governador Rodrigo, que autorizou nosso pedido. Valeu a pena lutar e eu estou animado para continuar trabalhando ainda mais por Marília e região”, disse o deputado ao Marília Notícia.
A reportagem apurou com fontes experientes da política mariliense que Vinicius deve ter votação recorde, acima de 100 mil votos. Mesmo assim, integrantes de sua campanha pregam humildade e não comemoram antecipadamente. “Trabalho é a palavra de ordem no time de Camarinha”, diz uma fonte ouvida pelo site.