Novo hospital é a maior obra da saúde do século na região
Com investimento de R$ 57,4 milhões para construção de uma área de 10 mil metros quadrados, o novo Hospital da Criança e da Mulher é a maior obra da área da Saúde nas últimas décadas na região de Marília. A construção vai superar as últimas obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte e do Centro de Reabilitação Lucy Montoro.
É a maior obra do século realizada na área da Saúde em Marília e região. O novo hospital contará com 220 leitos, distribuídos por cinco andares e possibilidade de ampliação no futuro. Atualmente, todo o complexo HC/Famema (HC e HMI) conta com 350 leitos. Com a nova unidade, a capacidade será aumentada em 150 leitos.
As obras já tiveram início, com demolição de um antigo prédio. A nova unidade deve dobrar os atendimentos, principalmente em relação aos leitos de UTI Neonatal, que estão sempre com pacientes além da capacidade. O prazo para conclusão da obra é de dois anos.
De acordo com a superintendente do HC/Famema, Paloma Libânio, a construção do novo hospital visa o atendimento do público de toda a região, compreendendo 62 cidades, para os próximos 20 anos.
“É um grande momento para o HC/Famema, pois se trata do maior investimento recebido pelo hospital desde a sua fundação. A unificação das unidades hospitalares com o novo Hospital da Criança e da Mulher vai proporcionar melhores condições de atendimento aos pacientes vindos de 62 municípios da nossa área de referência. Um ganho histórico para a saúde de 1,2 milhão de vidas”, comemora Paloma.
O deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), que busca sua reeleição, foi um dos grandes articuladores na conquista do novo hospital para a região e fez questão de ressaltar sua alegria ao receber as primeiras imagens da construção.
“Eu estou muito feliz. Acabei de receber imagens da construção do novo hospital. Está sendo demolida uma parte velha do Hospital das Clínicas, onde será construído o nosso novo hospital, para cuidar da saúde das crianças, com qualquer tipo de enfermidade, além da saúde da mulher. Vamos ter um hospital de ponta, lindo, moderno, com cinco andares, UTI Neonatal, parto humanizado e tudo o que há de melhor na saúde da criança e da mulher”, afirma Vinicius.
O deputado estadual ainda fez questão de agradecer o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que autorizou a obra. Em visita à Marília, Rodrigo disse que independente do resultado das eleições, o dinheiro para as obras já foi destinado e ele sairá do papel, sem nenhuma chance de não ser concretizado, independente de quem for eleito.
“Quero agradecer o governador Rodrigo, que autorizou nosso pedido. Valeu a pena lutar pela nossa região e eu estou animado para continuar trabalhando ainda mais por Marília e região”, diz o deputado.
OUTRAS OBRAS PÚBLICAS NA SAÚDE
Para efeitos de comparação, a UPA da zona Norte conta com mais de 1,7 mil metros quadrados de construção, contando com 26 leitos divididos em seis de observação pediátrica, seis de observação adulta masculina, seis de observação adulta feminina, seis de urgência e dois leitos adicionais de isolamento.
Inaugurado em 2014, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília, integrado ao HC/Famema, possui cerca de 3,5 mil metros quadrados de área construída e conta com tratamentos realizados por equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.
O novo Hospital da Criança e da Mulher terá quase o dobro de área construída na soma do tamanho da UPA e do Centro Lucy Montoro. Os dois juntos possuem 5,2 mil metros quadrados construídos, enquanto o novo hospital, que substituirá o HMI, terá 10 mil metros quadrados.