Inauguração do Museu de Paleontologia e Galeria de Artes é dia 30
A Prefeitura de Marília inaugura no próximo dia 30 [sexta-feira], às 19h30, o “Complexo Cultural Braz Alécio”, onde estão instalados o Museu de Paleontologia e a Galeria Municipal de Artes – na avenida Sampaio Vidal, 245, esquina com a avenida Rio Branco.
O novo nome para o espaço, antes denominado “Gymnasium”, foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 29 de agosto, através de um Projeto de Lei de autoria do prefeito Daniel Alonso (PL).
Desde que foi fechado, antes da pandemia, a reinauguração do Museu de Paleontologia tem gerado grande expectativa nos amantes da história.
O novo espaço vai contar com uma réplica de dinossauro de quatro metros de comprimento e outras atrações modernas. A ideia é que o visitante se sinta dentro do próprio “Jurassic Park”. Além da réplica instalada do lado de fora, uma segunda – em tamanho real – foi colocada dentro do museu.
Um totem vai possibilitar que visitantes tenham informações sobre o período em que os dinossauros viveram na região de Marília. O espaço deve receber visitas agendadas de estudantes das escolas da cidade e até mesmo região.
O dinossauro instalado na esquina da avenida Sampaio Vidal com Rio Branco já virou atração turística e a expectativa é que o movimento seja grande também na parte interna do Museu de Paleontologia, assim que abrir as portas e voltar a funcionar.
Segundo o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, a modernização foi possível com recursos obtidos depois que Marília se tornou Município de Interesse Turístico (MIT). O gestor da pasta explica que os fósseis estarão dentro do museu em vitrines com Blindex.
Também serão disponibilizados óculos 3D, para que os visitantes possam ver os dinossauros nas florestas, como na época em que eles habitavam a região.
A Prefeitura prepara uma grande festa para a inauguração dos novos espaços. Na sequência do evento inaugural, será realizada a 3ª edição do JazzSoulRapSamba na avenida Sampaio Vidal, com a presença do grupo Cartola Branca, dos Originais do Samba e do DJ Xandão.
SEGUNDA ETAPA
Em uma próxima etapa, que deve ocorrer em torno de trinta dias, serão inaugurados também o Museu Histórico Pedagógico, o Auditório Municipal e a Sala Municipal de Projeção (os dois últimos ficam no segundo andar do Complexo Braz Alécio).
DESCOBERTAS EM MARÍLIA
As primeiras coletas de fósseis datam do início dos anos 90 e se referem a fragmentos ósseos identificados como pertencentes à saurópodes do grupo dos Titanossauros.
As pesquisas do paleontólogo William Nava revelaram inúmeros sítios fossilíferos datados do Cretáceo Superior por toda a região. A partir da descoberta de fósseis de crocodilos descritos como Mariliasuchus amarali e Adamantinasuchus navae, em rochas próximas ao vale do Rio do Peixe, foi possível concluir que a região tinha potencial para fósseis bem preservados.
De região desconhecida para a paleontologia até o início dos anos 90, Marília atualmente desponta como um dos grandes sítios paleontológicos do Brasil e América do Sul. Foram reconhecidos, dinossauros do grupo dos Titanossaurídeos (herbívoros) dinossauros terópodes (carnívoros), espécies de crocodilos, anfíbios, dentes e restos ósseos de peixes, um pequeno lagarto Esquamata, além de microfósseis.