Bosque de Marília deve receber obras para ficar mais atrativo
A Prefeitura Municipal de Marília publicou nesta sexta-feira (16) o edital para a licitação das obras de incremento ao Bosque Municipal Rangel Pietraroia. De acordo com o documento, nesta fase está prevista a implantação de um “sítio paleontológico”. O investimento deve ser de cerca de R$ 465 mil, por meio de um convênio com o Governo do Estado, e o prazo para conclusão da obra é de 240 dias.
“Tendo em vista a lei 16938/19, que classificou a cidade de Marília como município de interesse turístico e, com isso, autorizado a receber repasse de recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), mediante aprovação de projeto, com a intenção de incrementar o fluxo turístico no município e neste sentido objetivando a transferência desses recursos para o programa de incremento ao Bosque Municipal, o qual existente há 48 anos, é bastante atrativo e recebe inúmeros visitantes todos os dias, o bosque vem necessitando de melhorias para torná-lo ainda mais convidativo”, diz a justificativa para a abertura da licitação, publicada no Diário Oficial.
De acordo com a Prefeitura, Marília foi classificada como Município de Interesse Turístico (MIT) em 2019 e, por isso, tem direito a receber recurso estadual, anualmente, para investimento exclusivo na estrutura turística da cidade.
SÍTIO PALEONTOLÓGICO
As obras preveem a execução de uma mureta em bloco de concreto impermeabilizada e revestida. O piso deve receber uma camada de areia e também de terra vegetal, com o plantio de grama e de arbustos.
Para suporte da réplica de Dinossauro, será executada uma estrutura em alvenaria. Também deve ser feita a abertura uma passagem com demolição da alvenaria e requadração da parede remanescente.
O projeto prevê ainda a instalação de um deck em madeira e de uma rampa acessível em concreto.
PROJETO COMPLETO
O documento traz a instalação de cinco réplicas de dinossauros (a maior delas vai contar com dez metros), um letreiro “Dino Marília” próximo ao lago, um balanço para cadeirante no playground, parque paleontológico, revitalização na área do lago (com deck de madeira, local de contemplação, novos mobiliários urbanos, rampa acessível) e nova sinalização.