MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 16 set. 2022

Rotary estimula vacinação nas escolas infantis privadas

por Carolina Rolta

Criança recebe imunização (Foto: Divulgação)

Numa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Marília, os oito clubes rotários marilienses, do Distrito 4510 do Rotary International, estão estimulando a vacinação das crianças matriculadas nas escolas de educação infantil da rede privada da cidade.

A proposta é levar os imunizantes às escolas que reúnam as crianças aptas para serem vacinadas. “Na rede pública existe lei municipal que obriga os pais a apresentarem a carteira de vacinação”, lembrou a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, a empresária Marta Raphael Azevedo, proprietária de uma escola de educação infantil.

“Com esta parceria, sete escolas aceitaram, inicialmente, levar as vacinas até as crianças”, disse. Ela propôs o sistema de rodízio entre os estabelecimentos de ensino privados. “Somente na primeira escola foram 32 crianças vacinadas e com a carteira de vacinação atualizada, inclusive contra a paralisia infantil”, enfatizou Marta.

“Estamos seguindo todos os protocolos de vacinação, com as devidas autorizações dos pais e, além disso, fazendo um trabalho de conscientização em favor de todas as vacinas”, afirmou Marta Raphael Azevedo, que pretende ampliar esta relação de escolas. “Outras escolas estão estudando formas de viabilização e vamos verificar a necessidade de realizar na rede pública, também”, disse a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro. Ela tomou conhecimento também que algumas crianças não estão com a carteira de vacinação em dia na rede pública municipal e estadual.

Ação visa ampliar vacinação (Foto: Divulgação)

O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um ano a menores de cinco anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

As vacinas são: hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Vacina Oral Poliomielite (VOP), febre amarela, tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

“As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento”, disse a enfermeira Juliana Carvalho Bortoleto Gomes, da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. “As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade”, explicou.

Para o secretário municipal da Saúde, Sérgio Nechar, a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. “A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980”, lembrou. “E os rotarianos estão nos ajudando de forma substancial, colaborando com a elevação do índice vacinal”, elogiou o dirigente que tem participado das reuniões e das atividades desenvolvidas pelos presidentes dos clubes rotários da cidade de Marília.

Ação é promovida com apoio da Saúde (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 3
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
  • 4
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie