PMs de Marília devem passar a usar câmeras na farda até 2023
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (24) que o Estado vai investir R$ 5,4 milhões ao mês para instalar três mil câmeras em viaturas da Polícia Militar. Os equipamentos são capazes de ler placas, e ajudar na identificação de veículos roubados ou furtados. Além disso, existe a expectativa de uso das câmeras nas fardas dos policiais marilienses até o fim de 2023.
De acordo com informações do Comando da PM em São Paulo, existe um plano para implantação das Câmeras Operacionais Portáteis (COP) nos batalhões. A meta é para que 100% dos batalhões estejam operando as câmeras até dezembro de 2023. Em Marília funciona o 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPMI), que deve receber os novos equipamentos portáteis no prazo estipulado.
“No momento, está sendo preparado o próximo edital, que será publicado em breve, para as empresas participarem da nova licitação, com o fito de atingirmos a meta estabelecida no Plano de Comando, implantando assim as COP’s em todos os batalhões”, afirma a PM em nota.
Sobre as câmeras instaladas nas viaturas, o processo deve começar no primeiro semestre do ano que vem, nos veículos policiais da capital e região metropolitana, sem previsão de momento para o interior.
A instalação das câmaras faz parte do programa Detecta, que, segundo o Governo de São Paulo, conta com 8,4 mil leitores de placas em pelo menos 4,4 mil pontos de todo o Estado. Essa nova fase chama-se “Detecta Móvel”. O sistema integra bancos de dados das polícias e imagens de câmeras de diversos órgãos.
A licitação do “Detecta Móvel” deve ser publicada entre 5 e 9 de setembro deste ano, por meio de pregão eletrônico, para a contratação do serviço e não propriamente do equipamento. A quantia de R$ 5,4 milhões mensais será utilizada para bancar a solução tecnológica – que inclui câmeras, software e tablets, por exemplo, em um contrato que será de 30 meses.
As câmeras serão capazes de reconhecer e alertar os policiais sobre um veículo roubado que esteja transitando. Elas são conectadas à internet, com acesso ao banco de dados do Detecta – onde estão as informações de veículos de interesse.