Promessa de isentar pobres pode chegar a 6,9% em Marília
O governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputa as eleições para permanecer no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, afirmou durante sabatina nesta segunda-feira (22), que pretende isentar do pagamento de impostos a população em situação de extrema pobreza que vive no Estado. Se conseguir se reeleger e colocar em prática a promessa, a medida pode beneficiar pelo menos 16.759 pessoas em Marília.
Segundo dados do mês de junho do Cadastro Único (CadÚnico), Marília conta atualmente com 6.582 famílias em situação de extrema pobreza. Essas famílias representam 30% do total de 21.939 cadastradas na Assistência e Desenvolvimento Social.
No mesmo mês de junho, a cidade contava com 16.759 pessoas em famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Esse número representa 6,9% da população de Marília, que conforme a estimativa do IBGE, conta com 242.249 habitantes.
Garcia se comprometeu em adotar a medida já em 2023, por meio da Nota Fiscal Paulista (NFP). Cada família poderia inscrever um número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) em notas fiscais, sendo que o Governo do Estado devolveria o imposto pago nessas transações comerciais.
O Estado de São Paulo conta atualmente com 2,25 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico. O número de famílias em extrema pobreza cadastradas no sistema chega a 43% do total de famílias que estão no sistema em São Paulo.