PM captura procurado por tentativa de homicídio
A Polícia Militar capturou Helton Lucas Iossaqui Mattos de 36 anos nesta segunda-feira (15), no bairro Alto Cafezal, Centro de Marília.
Os policiais detiveram o acusado na rua Nove de Julho, às 18h15. Contra ele havia mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal de Marília.
Mattos responde por tentativa de homicídio em caso ocorrido no dia 20 de fevereiro deste ano, quando um rapaz de 19 anos foi alvejado por dois tiros de arma de fogo.
O jovem estava na frente da própria casa, na esquina das ruas Tamandaré com Paes Leme, no bairro Alto Cafezal, Centro de Marília, quando foi alvejado.
A vítima levou um tiro na perna esquerda e outro nas costas, e foi resgatada ao pronto-socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema).
DENÚNCIA
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Mattos agiu em conluio com um adolescente de 15 anos, a pedido do cunhado da vítima.
O homem teria tido um desentendimento com o jovem em decorrência de acerto de drogas e venda de um veículo.
Impelido pelo sentimento de vingança, o acusado teria contatado Mattos e o adolescente, quando ajustaram a execução do crime.
O cunhado forneceu à dupla as armas – uma pistola posteriormente apreendida na residência dele pela Polícia Civil durante cumprimento de mandado de busca e apreensão e um revólver não apreendido.
Também foi o homem quem convidou a vítima para uma conversa para resolverem as pendências. Mattos e o adolescente, cientes de que o jovem ia para o local, foram para as imediações em um veículo pertencente ao cunhado. Ambos estavam munidos das armas de fogo e armaram a emboscada.
Mattos desceu do veículo e apontou uma arma para a vítima, que entrou em luta corporal e conseguiu segurar o revólver.
Mesmo assim, Mattos conseguiu desferir um disparo na perna esquerda do jovem e chamou o comparsa (adolescente), que desceu do carro e efetuou um disparo contra a vítima e a atingiu nas costas. Os dois ainda tentaram colocar o rapaz dentro do veículo, mas não conseguiram e fugiram.
A vítima reconheceu Mattos e o menor como autores dos disparos. O capturado foi conduzido até a Central de Polícia Judiciária (CPJ) e seria recolhido a uma unidade prisional.