MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 11 ago. 2022

Meio Ambiente recupera mais duas nascentes na zona Norte

por Carolina Rolta

Muda plantada em área recuperada (Foto: Divulgação)

No último dia 5 de agosto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou a recuperação de duas nascentes localizadas na zona Norte da cidade.

O objetivo da ação é recuperar os mananciais situados no perímetro urbano de Marília, através do plantio de árvores nativas ao redor dos olhos d’água e, desta forma, contemplar o “Projeto Nascentes”.

Segundo o Plano Diretor de Controle de Erosão Rural de Marília, o município possui 1.448 nascentes, sendo aproximadamente 100 nascentes localizadas no perímetro urbano.

Uma delas é um ponto em que a água aflora através da superfície do solo. É conhecida também como olho d’água, fio d’água, mina d’água, cabeceira ou fonte.

Para compreender de onde vem esta água, é necessário entender que a água do planeta não aumenta ou diminui, ela se movimenta em ciclos, modificando o estado físico entre sólido, líquido e gasoso.

Olho d’água é foco de ação (Foto: Divulgação)

Quando a água evapora, pela ação do vento ou calor, ela inicialmente se transforma em nuvem e posteriormente cai como chuva. Uma porcentagem se infiltra no solo e abastece o lençol freático (reservatório de água localizado na parte subterrânea da Terra), local de onde aflora uma nascente.

O projeto, criado em 2022, com o apoio do prefeito Daniel Alonso (PSDB), tem como propósito cercar e reflorestar o entorno das nascentes localizadas no perímetro urbano de Marília, com espécies nativas da região.

Entre elas estão as pioneiras, espécies de crescimento rápido com função de sombrear o local, evitando o crescimento de espécies invasoras como a braquiária; espécies secundárias, que possuem crescimento mais lento, porém se perpetuam melhor ao longo do tempo e, espécies clímax como o jatobá, o cedro e a peroba rosa, que se perpetuarão por muitos anos, transformando o local e auxiliando na recarga do aquífero presente no subsolo de Marília.

Voluntários atuam em iniciativa (Foto: Divulgação)

A recuperação florestal é necessária para que estas árvores, através de suas raízes, possam absorver maior quantidade hídrica e também auxiliar na percolação da água para o subsolo e desta maneira preservar, recuperar e aumentar a qualidade e quantidade hídrica dos mananciais.

Para a bióloga Gabriela Guttier Gava, esta ação é extremamente importante e acrescenta. “Os recursos hídricos têm se demonstrado uma questão preocupante com o passar dos anos, ao recuperarmos nascentes em nossa cidade estamos contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade e também da umidade do ar, considerando o processo de evapotranspiração, que é a perda de água da planta para o meio ambiente. Além de garantirmos esse recurso para um futuro próximo, tendo em vista que parte do abastecimento hídrico do município vem de águas subterrâneas.”

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Argollo Haber, “devido à importância das nascentes, estamos intensificando o trabalho de recuperação.”

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie