MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 16 ago. 2022

Mariliense deixa de parcelar compras para evitar endividamento

por Alcyr Netto

Cresceu o número de famílias com dívidas a vencer em todo o país. A marca recorde já chega a 78% dos lares brasileiros. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Quem não entrou em dívida “aperta o cinto” para evitar gastos desnecessários, para não aumentar ainda mais a lista de endividados.

Em Marília a situação não é diferente e os relatos acompanham a tendência nacional. A dona de casa Fernanda Nunes deixou o emprego recentemente. A moradora da cidade trabalhava em uma padaria, e conta que não precisou se endividar para cortar gastos que classifica como “desnecessários”. Assim, já não vai mais tantas vezes ao shopping ou cinema, justamente, por causa dos custos.

“Não tem um lugar para ir que não seja pago. Tá complicado sair de casa. No momento não estou pagando nenhuma dívida, mas a gente pensa muito antes de assumir qualquer compromisso. Isso não significa que compramos as coisas à vista, mas sim que deixamos de comprar, com medo de parcelar, acontecer um imprevisto e não conseguir pagar. Deixamos de sair, de ir ao shopping ou outros lugares, pois está tudo muito caro”, afirma Fernanda.

As famílias com dívidas ou contas em atraso ficou em 29% no mês de julho, contra 28,5% em junho deste ano. Em julho do ano passado, o número era de 25,6%. Entre os endividados, 10,7% disseram não ter como pagar os compromissos assumidos.

O aumento do endividamento do brasileiro foi de 0,5 ponto percentual entre as mulheres e de 1 p.p. entre os homens, ficando em 80,6% e 77,5%. A pesquisa indica desaceleração no endividamento entre as mulheres nos últimos meses, mas mesmo assim, o aumento na comparação anual foi de 8,3%, enquanto entre os homens subiu 6,3%.

RENDA CRESCE MENOS QUE A INFLAÇÃO

Segundo outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a renda das famílias cresce menos que a inflação e isso provoca um endividamento para as famílias em patamares recordes.

O levantamento apontou que 19% dos entrevistados deixam alguma conta para pagar no mês seguinte, 3% recorrem a ajuda ou empréstimos para quitar os débitos, 2% precisam entrar no cheque especial e 1% paga o mínimo da fatura do cartão e deixa o saldo para depois.

A pesquisa revela que a maioria ainda consegue encerrar o mês com as contas em dia, mas 44% relatam que quase sempre ficam apertados, sem conseguir economizar nada, e apenas 29% dos entrevistados afirmam chegar ao fim de quase todos os meses com alguma sobra em dinheiro.

INADIMPLÊNCIA

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o mercado de trabalho está absorvendo trabalhadores com menor nível de escolaridade e de maneira informal. Isso tem aumentado a incerteza na gestão das finanças pessoais. Além disso, para a CNC, a alta inflação reduz os rendimentos e dificulta a organização do orçamento familiar.

Os dados da pesquisa foram coletados em todas as capitais do país e no Distrito Federal, com aproximadamente 18 mil consumidores. As principais dívidas são com cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnês, financiamento de carro e financiamento de casa.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie