USFs de Garça fazem ação de combate a leishmaniose
A Prefeitura de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) dá início à campanha de conscientização sobre a leishmaniose visceral nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.
Essa é a semana estadual de conscientização sobre a doença, que é transmitida pelo mosquito Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como “mosquito palha”.
Diferente do mosquito da dengue, que é preto com listinhas brancas e costuma atacar durante o dia, o mosquito palha é de cor marrom amarelada e costuma picar de madrugada e ao cair da tarde.
Outra diferença com o mosquito da dengue, é o local onde ele costuma colocar seus ovos. Enquanto o mosquito da dengue tem seu habitat em vasos, entulhos e qualquer local que possa acumular água, o mosquito palha coloca ovos em fezes de animais, folhas amontoadas pelo chão ou em calhas e frutos apodrecidos.
O inseto se contamina ao picar um cachorro ou humano infectado, depois passa a doença para outros humanos e animais. Não acontece transmissão direta entre pessoas e pessoas, pessoas e cães ou de cães para cães.
Os sintomas da doença em humanos são febre persistente, aumento de baço e fígado. Já em animais, os sinais são emagrecimento progressivo, feridas e descamações de pele, queda anormal de pelos, aparecimento de ínguas, crescimento anormal de unhas, inchaço de pernas, sangramento de nariz ou de outras aberturas, entre outros sintomas.