Mensagem de massacre causa pânico em Garça
Frases escritas no banheiro da escola estadual Nely Carbonieri de Andrade, em Garça (distante 35 quilômetros de Marília), causaram pânico entre pais e alunos nesta segunda-feira (1º). A mensagem indica suposto massacre a ser praticado na próxima quarta-feira (3).
Com medo, alguns pais e responsáveis optaram por buscar os filhos. A irmã de uma das alunas da unidade de ensino chegou a fazer uma postagem nas redes sociais para alertar sobre o caso.
“Na data de hoje [1º], ficamos sabendo que na escola Nely houve ameaça de massacre. Na sexta-feira (29), [a mensagem] foi escrita que o massacre seria dia 3 dessa semana, e divulgada por meio de um grupo da Prefeitura. Minha mãe optou por buscar minha irmã, pois nunca se sabe se é uma brincadeira ou de fato realidade. Confirmamos essa informação com a escola e procede essa ameaça, tanto que já tem policiais na escola”, diz o texto.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo afirma que tomou providências imediatas para tranquilizar a comunidade escolar, garantindo a segurança de alunos, professores e funcionários sem interromper aulas.
“Após registros de boletim de ocorrência e comunicação às autoridades de segurança pública, as escritas foram apagadas. Dirigentes de ensino e autoridades policiais atuam em todas as regiões do Estado para conscientizar comunidades escolares e identificar qualquer tipo de ameaça, ainda que todos os casos recentes tenham sido esclarecidos como trotes. O Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar promove estudos permanentes sobre casos de violência nas regiões escolares, além de estratégias para conter ameaças e fomentar a cultura da paz”, finaliza o documento.