Manutenção sem aviso acaba com PM acionada
Comerciantes e moradores do Jardim Maria Izabel acionaram a Polícia Militar (PM) no final da manhã desta sexta-feira (29), para tentar impedir a substituição de postes no local. A manutenção era feita por uma equipe da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).
A denúncia aponta que a manutenção é feita mediante o desligamento da energia elétrica, o que pode durar horas, mas a substituição não teria sido comunicada previamente, em prejuízo ao planejamento dos comerciantes da região.
De acordo com a empresária Márcia Amorim, os funcionários da concessionária chegaram ao local e já começaram a furar as calçadas, na rua Julio de Mesquita. Surpresos com a presença da equipe da CPFL, os comerciantes e moradores teriam ido questionar o que acontecia, quando foram informados que a energia seria desligada às 11h. O abastecimento então, só seria retomado às 17h.
“Ficamos com muita raiva. Não recebemos nenhum comunicado da CPFL falando sobre essa manutenção. Eu tenho o meu negócio, tem o varejão aqui na frente com grande movimento, temos um vizinho que é fisioterapeuta e receberia um paciente de outro Estado para tratamento. Ninguém estava sabendo dessa substituição de postes. Então, chamamos a polícia para impedir isso”, conta Márcia.
A empresária sabe que a substituição dos postes é importante, já que falhas no abastecimento são constantes na região. Apesar disso, lembra que a troca deve ser comunicada com antecedência, para que todos possam se programar, evitando prejuízos.
Agora, após a queixa, Márcia diz que foi informada pelos funcionários da distribuidora de energia que só vão poder retornar para concluir o serviço em 2024.
“Chamamos a polícia e graças a Deus não fizeram nada. Quando avisam, a gente se programa. Foi um erro muito feio da CPFL, tanto é que na hora que reclamamos, eles pararam. Se tivessem dentro da razão, teriam continuado. Além disso, a notícia mais bizarra foi que voltarão apenas em 2024 para trocar os postes. Falaram isso de pirraça”, afirma Márcia.
Não houve registro de boletim de ocorrência e a energia não chegou a ser desligada. Em nota, a CPFL informou que vai apurar o ocorrido e, em breve, retomará a obra no endereço citado.