MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 13 jul. 2022

Marília fica mal posicionada em ranking de cidades sustentáveis

por Alcyr Netto

Marília ficou na 1.225ª posição do ranking nacional, com 51,90 pontos (Arte: Reprodução)

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades divulgado na última sexta-feira (8) colocou Marília na 1.225ª posição do ranking nacional, com 51,90 pontos. Levando em consideração apenas as cidades do Estado de São Paulo, o município ficou em 567º lugar.

Os municípios são classificados pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

A iniciativa fez a classificação de todos os 5.570 municípios brasileiros, com destaque para o Estado de São Paulo, maior economia do país, que ficou com 23 das 25 primeiras posições. O top 10 é integralmente formado por representantes paulistas, mas Marília ficou longe de uma boa pontuação no ranking.

Os dados são de 2020, e a expectativa é que o município melhore a pontuação nos próximos anos. No ranking atual, a pior pontuação da cidade entre os 17 ODSs foi o de proteger a vida aquática, com nota zero. O indicador 14 prevê a questão do esgoto tratado antes de chegar aos rios, córregos e nascentes. Marília não tratava o esgoto, mas agora já conta com todas as estações de tratamento em funcionamento. O indicador deve subir nas próximas análises.

Outros pontos deixaram a desejar, como igualdade de gênero, com 26,08 pontos; proteger a vida terrestre, com 26,91; parcerias para a implementação dos objetivos, com 30,65; produção e consumo responsáveis, com 33,33 pontos; e erradicar a fome, com 42 pontos, ficaram abaixo dos 50 pontos.

As melhores pontuações de Marília ficaram nos itens de energias renováveis e acessíveis, com 81,31 pontos; água potável e saneamento, com 78,84 pontos; indústria, inovação e infraestruturas, com 77,62; e ação climática, com pontuação de 77,07.

Os quesitos saúde de qualidade, com 67,67 pontos; educação de qualidade, com 60,85; paz, justiça e instituições eficazes, com 59,66; cidades e comunidades sustentáveis, com 57,33; reduzir as desigualdades, com 56,94; erradicar a pobreza, com 53,53, e trabalho digno e crescimento econômico, com 52,56 pontos, ajudaram a cidade na pontuação.

Entre as cidades da região, Borá (distante 88 quilômetros de distância de Marília), menor cidade do Estado de São Paulo e uma das menores do Brasil, com apenas 839 habitantes, segundo estimativa do IBGE, ficou em 10º lugar do país, com 63,45 pontos.

Piratininga ficou em 36º lugar no ranking nacional, com 61,97 pontos. Assis ficou em 42º lugar, com 61,70 pontos. Garça ocupou a 97ª posição no país, com 60,30 pontos, e Pompeia em 98º lugar, com 60,27 pontos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
  • 2
    Deslizamento em obra deixa quatro mortos em Promissão
  • 3
    Corpo de idosa é localizado em poço após escavação de quase 30 metros
  • 4
    Estado é condenado após vazamento de fotos do IML em Marília

Escolhas do editor

GOLPE COM ENDEREÇO
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimasEsquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
EDUCAÇÃO
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até marçoObra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
ORDEM JUDICIAL
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em MaríliaPolícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
CARREIRA
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicadoCâmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado

Últimas notícias

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília
Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie