Cerejeiras recolhe mais de 800 kg de recicláveis
Garça (distante 35 quilômetros de Marília) realizou neste último fim de semana o Tributo às Cerejeiras no complexo turístico do Lago Artificial J.K. Williams.
Além de muita diversão, do espetáculo da florada das cerejeiras e da boa gastronomia, a organização do evento teve a preocupação com a responsabilidade ambiental, por meio das ações desenvolvidas pela Comissão do Cerejeiras Sustentável, em cumprimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para evitar que o lixo fosse descartado na natureza de forma irregular, 120 lixeiras foram distribuídas no local da festa, para a separação do lixo orgânico e do reciclável, além de grandes cinzeiros para descarte de bitucas de cigarro.
Também foram instaladas bags na praça de alimentação, para separação dos materiais com a limpeza das mesas. O trabalho foi realizado pelos cooperados da ReciclaGarça, que trabalharam incansavelmente para tornar o evento mais sustentável.
Com esse trabalho foram recolhidos pela Cooperativa ReciclaGarça, mais de 800 kg de materiais recicláveis, que terão a dispensação correta, evitando a poluição do meio ambiente e ajudando nos ganhos dos cooperados, cumprindo, desta forma, o seu papel socioambiental.
No gramado da concha acústica, também foi instalado um contêiner apropriado para coleta seletiva. Chamado de Ponto de Entrega Voluntária (PEV), o dispositivo ainda recebeu a arte em grafite do artista urbano Rafild Duarte (Raco 91), que compõe seus traços com temas relacionados com o meio ambiente.
A Comissão do Cerejeiras Sustentável ainda orientou os responsáveis pelos estandes de alimentos, sobre a importância da dispensa correta do óleo utilizado nas frituras. E, por meio de uma parceria com a iniciativa privada, o produto foi colocado em bombonas e recolhido pela empresa Oleoquímica Brasil. Esta ação coletou 245 litros de óleo usado, que agora serão descartados corretamente pela empresa.
Outra iniciativa importante é a compensação parcial do gás carbônico, emitido devido ao aumento do consumo de energia durante os três dias do Tributo às Cerejeiras, calculado em, aproximadamente, 13 mil kg de CO². A comissão irá fazer o plantio de 100 árvores em área verde do município para fazer essa compensação.
Para promover Educação Ambiental, quem visitou o estande do Cerejeira Sustentável pode participar da pesca ecológica de materiais recicláveis, que teve o objetivo de divulgar a coleta seletiva em Garça.
O Cerejeiras Sustentável é uma realização da Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e dos seguintes parceiros: Núcleo de Educação Ambiental da Faef Garça, Ecooar Biodiversidade, Oleoquímica Brasil, Cooperativa Recicla Garça e Instituto Recicleiros.