Unimar celebra 35 anos do curso de Medicina Veterinária
A Universidade de Marília (Unimar), há 35 anos, começou a escrever mais um capítulo de sua história que, assim como os demais, iriam contribuir com o desenvolvimento de muitas regiões e, principalmente, transformar vidas. A graduação em Medicina Veterinária foi lançada em uma época em que eram ofertadas quatro cursos no estado, todos em Instituições de Ensino Superior pública. Mas, como a inovação está no DNA da Unimar, é fácil entender porque a Instituição foi a primeira do estado a ofertar um curso privado.
A visão revolucionária foi do Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva. De acordo com ele, quando o curso foi criado havia carência de profissionais para atuar no agronegócio, que desde sempre, é um setor importante para o país. “Nós sempre fomos pioneiros, é esta a principal razão para a criação do curso de Medicina Veterinária. Estamos em uma região de divisa com o Paraná e Mato Grosso do Sul, cercado de muitas lavouras e investidores no mercado do agronegócio, assim, vimos que estava na hora de criar cursos na área do agronegócio para colaborar com o desenvolvimento deste mercado. E criamos”, conta.
No dia 26 de junho de 1987, a Universidade de Marília recebia a primeira turma, formada por jovens de vários cantos do país. Três destes jovens se estabeleceram na Unimar e construíram suas histórias profissionais, junto à do curso. O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fábio Manhoso, e os docentes, Marcílio Félix e Rodolfo Spears, são egressos desta primeira turma e vêm, desde então, transmitindo o conhecimento recebido às novas gerações.
Para o coordenador, Fábio Manhoso, completar 35 anos do curso é motivo de muita alegria. “A minha história é vivida dentro da Instituição e voltada à Medicina Veterinária. Uma história, graças a Deus, muito boa e de conquistas e construção. O sentimento nesta data é o de gratidão, tanto para aqueles que aqui participaram, inclusive os primeiros alunos em que eu me incluo, por isso este sentimento de pertencimento, uma vez que acompanhei o trajeto, são 35 anos vivenciando cada pedaço da história deste time, é um sentimento de alegria em poder vivenciar junto a esta família, porque realmente nós somos uma grande família, liderada pelo nosso reitor, que é o idealizador deste história”, destaca.
“Eu me sinto muito feliz e honrado em poder falar desta história, além de uma responsabilidade muito grande pelos que estão conosco e aqueles que virão, porque o nosso compromisso é, cada vez mais, formar melhores profissionais, que darão continuidade a esta história de tanto brilho, luz, e conquistas. Meu sentimento é de agradecimento a todos os professores, colaboradores, funcionários e a mantenedora”, ressalta o coordenador.
O docente Rodolfo Spears, conta que, além do orgulho em fazer parte da história da Unimar, tem uma gratidão por ter seu pai e filho também estão nesta construção. “Quanta felicidade, orgulho e prestígio contar a história da implantação do nosso curso e de formação desta primeira turma, que eu tenho orgulho em fazer parte, que leva o nome do meu pai, Alexander Spears, como docente homenageado e que nos ajudou a construir o curso que tem um nome tão forte e tão expressivo no mercado da medicina veterinária. Nossos alunos saem, sabendo que estudaram na melhor Universidade de Medicina Veterinária do estado de São Paulo, na qual eu também tive o privilégio de formar meu filho, atualmente com dois anos e meio de formado”, comemora.
O docente Marcílio Félix, quando veio para a Unimar, acreditava que iria se formar para cuidar de cavalos, mas ele não esperava que sua aptidão para a área de anatomia, iria transformar sua vida. “O professor que ministrava as aulas de anatomia na época, viu que eu tinha tino para a área e me colocou como monitor. Chegou no último ano e ele disse: Olha, não quero atrapalhar seus planos, mas já conversei com o Reitor e se você quiser, você faz estágio aqui comigo e já vai ser contratado. Foi muita felicidade, eu me graduei já empregado e aqui estou”, conta.
Ao longo destes 35 anos, mais de três mil profissionais se formaram na Instituição e destacam-se no mercado de trabalho, sempre contribuindo com o fortalecimento da profissão. Estas histórias de sucesso inspiram os novos profissionais.
O acadêmico Guilherme Martins, que está no último ano da graduação, destaca como sente-se realizado em cursar Medicina Veterinária na Instituição. “A Unimar chegou em minha vida de uma forma muito diferente, por não ser da região, pesquisei muito e uma das coisas que levei em consideração foi a questão da estrutura, deste conhecimento e, com certeza, destes 35 anos de história. Foi muito importante ter feito parte e levo como algo muito gratificante. Saio muito preparado, com uma base muito legal, tanto no hospital, mentoria e atividades práticas”, destaca.
Para a acadêmica Brenda Barroso Monteiro, a Unimar foi um divisor em sua vida. “O curso fez parte da minha história e eu vou levar com muito carinho. A Unimar é uma Universidade com uma estrutura muito boa, com professores e residentes qualificados, com os quais a gente aprende muito, suga ao máximo, e isso fez total diferença. Eu vou sair da Unimar, com certeza, com uma bagagem muito grande”, conta.
O acadêmico João Victor Prates Campos destaca a gratidão pela Universidade. “É muito gratificante ter passado todos estes anos aqui. Agora, estou no último ano e, para mim, foi um período muito bom de aprendizagem, não só profissional, mas para a vida”, comemora.
Para o Pró-reitor de Graduação, o professor José Roberto Marques de Castro, é uma importante celebração dos 35 anos do curso. “É uma data muito alegre e que nos trás boas recordações e, também, o sentimento de dever cumprido. Nosso curso de Medicina Veterinária completa 35 anos de idade e consolidou, durante todo este período, com uma infraestrutura diferenciada, em que desde seus laboratórios, Hospital Veterinário e fábrica de ração, além de corpo docente e metodologia. Então, para nós, é um motivo de satisfação e alegria”, declara.
“O curso de Medicina Veterinária da Unimar está completo! Parabéns aos professores e alunos, pois estamos entre as melhores de agronomia, com nota máxima, e devemos a todos eles. Nosso dever agora, é aprimorar, cada vez mais, porque criamos um curso não para viver apenas 35 anos, mas para viver o resto da vida”, finaliza o Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva.
SEMANA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
A Semana de Ciências Agrárias (SECAM) da Universidade de Marília é um evento acadêmico que tem como objetivo explorar as inovações do mercado e abordar a atuação profissional em meio aos diversos setores de atuação, em que são ofertados cursos voltados para acadêmicos e profissionais de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica.
Criada em 1988, por um grupo de alunos e docentes, a SECAM surge como oportunidade de integração com o mercado. O docente Marcílio estava na equipe que idealizou a Semana e segue, até hoje, à frente da SECAM. “Começaram a aparecer as semanas acadêmicas e nós não tínhamos como ir em todas, então, idealizamos a SECAM. Quando levamos para o Reitor a proposta, ele sempre visionário, pensou em um evento grande, com uma semana de atividades que contavam com palestras e nos últimos dias um rodeio com shows, em que chamamos os top sertanejos da época”, relata.
A SECAM, a cada ano, ganha mais destaque e importância, principalmente para o processo de aprendizagem e oportunidades aos acadêmicos. “Na Secam, os acadêmicos têm contato com palestrantes que acabam abrindo portas de estágios. Temos muitos ex-alunos trabalhando em empresas e que estas portas foram abertas na Semana de Ciências Agrárias”, complementa Marcílio.
APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA
O Programa de aprimoramento há mais de 20 anos oferece a especialização para os profissionais com atuação prática, sob a orientação de docentes. Com duração de dois anos, os aprimorandos podem optar por cinco áreas de atuação: clínica médica de pequenos animais, clínica cirúrgica e anestesiologia de pequenos animais, clínica médica cirúrgica, reprodução de grandes animais e patologia clínica e patologia veterinária. A modalidade é diferenciada, porque o profissional, durante o aprimoramento, recebe treinamento intensivo na especialidade que escolhe, conquistando status diferenciado.
O docente Rodrigo Franco, também egresso da Unimar, conta como é fazer parte desta história e compartilhar sua vida profissional com aqueles que contribuíram em sua formação. “Eu fico muito feliz em estar comemorando com aqueles que foram os meus professores. Há mais de 15 anos, venho trabalhando de várias formas, mas ajudando, especialmente, os profissionais que saem do curso de Medicina Veterinária e vem para se aprimorar. Nós encontramos muitos dos nossos orientandos, alguns docentes e doutores em outras universidades ou trabalhando em grandes locais e, para a gente, é muito gratificante”, destaca.
CORPO DOCENTE E ESTRUTURA DIFERENCIADA
A qualidade educacional do tradicional curso se dá pelo corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores, infraestrutura diferenciada, composta por laboratórios com tecnologia de ponta e inovadora metodologia de ensino, que une a teoria à prática, atendendo as necessidades atuais do mercado, cada vez mais exigente. O corpo docente é composto por profissionais que possuem vasta experiência e vivência prática do mercado de trabalho, transmitindo esse conhecimento dia a dia para os acadêmicos. As aulas são ministradas em completa infraestrutura, composta por laboratórios com alta tecnologia e setores como a Fazenda Experimental, que oferece o aprendizado em áreas da atuação como a bovinocultura de leite, piscicultura e fábrica de ração, e o Hospital Veterinário, referência para Marília e região no atendimento à comunidade, formação de estudantes e aperfeiçoamento profissional.
EXTENSÃO
Os acadêmicos têm a oportunidade de participar de diferentes atividades acadêmicas e sociais, que contribuem com a formação profissional. Durante o curso, são ofertados palestras, workshops e eventos que envolvem a comunidade como, por exemplo, o Mc Pet Feliz, Outubro Rosa Pet e a Secam. Além de estar inserida no âmbito público do município, integrando o processo de criação do Código Zoossanitário de Marília, que se tornou referência em legislação de proteção animal, e na participação de campanhas como o “Projeto Unicampo”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura em que os alunos orientam os pequenos produtores da região, controle da leishmaniose, campanha de vacinação antirrábica e mutirões de castração.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Mais um ponto importante na formação acadêmica é o processo de internacionalização oferecido pela Universidade de Marília. Nos últimos anos, diversos alunos tiveram a oportunidade de realizar estágios em Universidades no exterior. “Esse é o caminho necessário para graduação e para o mestrado. Estamos também prontos para receber os estudantes do exterior em nossa Universidade”, disse o Coordenador.
MESTRADO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA
O Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente busca desenvolver habilidades no tripé da saúde única, que é a inserção na saúde animal, saúde pública e saúde ambiental, e a promoção de pesquisas que tenham foco em sustentabilidade, saúde das pessoas e dos animais. Além do desenvolvimento de habilidades digitais, como aplicativos relacionados a produção agropecuária e plataforma de ensino. O curso é aberto aos médicos veterinários, agrônomos, zootecnistas e biólogos.
Para o Coordenador do Mestrado Profissional, Dr. Raul Silva Girio, integrar a história de sucesso do curso de Medicina Veterinária é uma honra. “É muito bom integrar o time de professores do curso de Medicina Veterinária, porque são todos engajados e comprometidos com a Unimar. Estamos completando dois anos de mestrado, em que a maioria são egressos voltando a casa, um reconhecimento da qualidade da educação oferecida na Instituição”, destaca.
30 ANOS DA PRIMEIRA TURMA
Em 1992, o curso de Medicina Veterinária da Unimar formou a primeira turma. Para celebrar esta data, os egressos se encontraram no bloco 8 do campus. Um momento repleto de emoção e felicidade.
A ex-aluna, Márcia Cristina Menão, conta da felicidade em reencontrar a turma. “Hoje está sendo uma data muito feliz. Poder rever a Universidade e como ela evoluiu, é gratificante. Guardo muitas lembranças, porque foram professores muito queridos, amigos e funcionários da Universidade. Como somos da primeira turma, participamos da construção do curso e são lembranças muito felizes. Tivemos grande surpresa com a Unimar, porque desde que entramos havia o esforçou para nos ofertar tudo de melhor, compatível com a vida profissional e, realmente, valeu a pena”, destaca.
Outro egresso que retornou à Unimar, foi o Luciano Delatonha. Emocionado, contou como é voltar à Universidade. “É muita emoção, passa um filme na cabeça da gente, porque são muitas as lembranças boas que tivemos aqui. Vimos a Unimar crescer e agora, estando aqui, vendo como ela cresceu, me deixa muito feliz.