Garça já tem mais de 4,2 mil testes positivos de dengue
Balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) aponta que já foram confirmados 4.227 casos de dengue da cidade, do dia 1º de janeiro até agora.
O total de notificações desde o começo de 2022 é de 8.335, sendo 4.227 positivos e 3.449 que ainda aguardam o resultado (3.373 no Adolfo Lutz de Marília sem prazo para serem liberados e outros 76 no município); mais 609 deram negativos.
Apesar do alto número de casos confirmados no acumulado do ano, até o dia 4 deste mês, apenas três pessoas efetivamente apresentam a doença no município.
De acordo com a pasta, a situação está controlada. “Foi um trabalho muito pesado de toda a equipe para oferecer atendimento e acompanhamento para todos que procuravam. Montamos o polo de hidratação, compramos kits de exames. Agora estamos colhendo os frutos deste esforço”, garante a secretária municipal da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo.
Conforme a pasta, houve represamento de casos de dengue na cidade devido ao atraso de entrega do resultado de exames por parte do Adolfo Lutz de Marília, que é referência em análise laboratorial do SUS.
Há problemas técnicos desde o mês de março, o que estava impossibilitando a testagem do sangue coletado para a análise não só dos casos de Garça, mas de toda a região.
Por conta disso a Secretaria da Saúde de Garça fez a aquisição de kits para realizar as análises na própria cidade, uma vez que um dos critérios do Ministério da Saúde é que, quando o número de casos atinge um número estipulado para a quantidade de habitantes, as análises devem ser feitas pelo próprio município.
Os exames represados, por conta da autonomia do sistema, passavam a contar automaticamente como positivos, mesmo o sangue não tendo sido testado após esse período.
Isso fez com que o número de casos positivos não refletissem a realidade e precisassem ser reavaliados. No total ainda encontram-se represados 3.373 exames de sangue de garcenses em Marília, que foram coletados em março deste ano.
De abril para frente, com a autonomia permitida pelo Ministério da Saúde, o sangue coletado das pessoas que deram entrada nas unidades de saúde do município passaram a ser testados em Garça. Atualmente são 76 casos suspeitos de dengue, dos quais o sangue já foi coletado e está em processo de análise.
POLO DENGUE
Segundo a Secretária Deyse, com a redução dos casos o polo de hidratação deixará de funcionar a partir desta quinta-feira (9).
As pessoas que apresentarem os sintomas ou tiverem suspeita de dengue podem procurar sua unidade de saúde de referência que serão atendidas.
Segundo a administração, não é hora de relaxar, os garcenses precisam continuar recebendo os agentes de endemias e saúde em casa, pois é extremamente necessário a vigilância e limpeza dos quintais, vasos de plantas, calhas e terrenos.
Gráfico mostra o total de notificações desde o primeiro caso até o dia 11 de junho, sendo registrado o maior número de casos na semana de 20 a 26 de março (936).
Este outro gráfico mostra a evolução do número de positivos, onde o pico com a maior quantidade de casos aconteceu na semana de 20 a 26 de março.