Média diária de novos casos de Covid volta a subir em junho
Com a confirmação de 405 novos casos positivos da Covid-19 nesta segunda-feira (6), Marília já apresenta uma média diária maior que do mês passado. Os dados acendem sinal de alerta no município, e a Secretaria da Saúde volta a pedir para que a população redobre os cuidados, para evitar internações e mortes pela doença na cidade.
Em apenas seis dias do mês junho já foram confirmados 612 casos da doença, com média de 102 confirmados por dia. A média diária é maior que a do mês passado, que teve 2.487 casos e uma média de 80 positivos da Covid-19 por dia. Neste mês, já foram registradas duas mortes pela doença.
Após atingir um pico da doença em fevereiro, com 5.549 casos confirmados da doença e 49 mortes, os casos começaram a diminuir em março, com 3.296 infectados e 22 mortes. No mês seguinte, abril, nova queda, totalizando 293 novos casos da Covid-19 e apenas três mortes.
Apenas abril de 2020 – com um caso – e maio do mesmo ano – sem nenhuma morte – registraram menos mortes que abril deste ano.
No mês passado, no entanto, o sinal de alerta voltou a acender, com aumento de 749% nos novos casos e 233% nas mortes, que totalizaram 10.
O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, revelou que o radar da administração municipal está sempre ligado e que o aumento nas internações em leitos de UTI já preocupam.
“Estamos monitorando tudo que pode ser feito, para poder fazer esse enfrentamento. Os leitos começam novamente a ter uma ocupação alta e todas as recomendações para a população precisam ser reforçadas. As pessoas precisam manter o distanciamento, usar máscara, higienizar as mãos e buscarem a vacina. É por causa da vacinação que muita gente tem sintomas leves, mas isso depende da imunidade de cada um”, diz o secretário.
VACINADOS
Marília tem um total de 215.624 pessoas que receberam a primeira dose da vacina. A segunda etapa já foi aplicada em 199.109 marilienses. Ou seja, 16,515 (7,65%) dos que tomaram a primeira não retornaram. A diferença é ainda maior na comparação com a terceira dose da vacina, apenas 139.133 vacinados – faltam 76.491 pessoas ou 35,47% do total que recebeu a primeira dose.
OCUPAÇÃO DE LEITOS
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 adulto pelo SUS está em 100%.
Já os leitos de enfermaria adulto do SUS contam com 72% das vagas ocupadas. As vagas UTI particular para pacientes com Covid-19, assim como as de enfermaria, contam com 50% de ocupação.
Desta forma, as vagas de UTI SUS estão no nível vermelho, considerado crítico, enquanto os demais indicadores indicam nível amarelo, um sinal de alerta para o município.