Covid volta crescer quase 750% no mês de maio em Marília
A suposta 4ª onda da Covid não parece mais tão distante da realidade. Em Marília, os casos da doença voltaram a crescer durante o mês de maio. Foram 2.487 novos casos, uma média diária de 80 casos, contra apenas 293 positivos em abril. Ou seja, aumento de 749%.
Especialistas já têm classificado a nova alta como uma possível 4ª onda da Covid na cidade. Embora, aparentemente, os casos sejam de menor gravidade – com prevalência da variante ômicron (a taxa de letalidade hoje é de 0,4% e já chegou a 6% em dezembro de 2021) -, o número de mortes também voltou a aumentar de três óbitos em abril para dez em maio.
Apesar dos dados, ainda não houve a publicação de decreto para a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, como em outras prefeituras do Estado. O uso, no entanto, continua sendo recomendado.
“Os dados atuais nos alertam para altas taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria, tanto públicos como privados. Continuamos com a recomendação do uso de máscaras para evitar a transmissão do Covid, conforme demonstram as evidências científicas (artigo anexo), bem como evitar aglomerações, promover distanciamento e higienização das mãos”, orienta a Prefeitura de Marília, por meio da assessoria de imprensa.
A cidade dispõe de 15 leitos de UTI e 25 leitos de enfermaria através do Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, 12 vagas de terapia intensiva (80%) e 13 clínicas estão ocupadas (52%). Na rede particular, há sete leitos de UTI (três ocupados – 42,86%) e dez de enfermaria (com sete ocupados – 70%). São casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, com pacientes de Marília e da região (a cidade é referência para 62 municípios).
VACINAÇÃO
Nesta terça-feira (31), a Prefeitura liberou a aplicação da dose de reforço (3ª) para jovens com idade entre 12 e 17 anos. Quem não completou o ciclo vacinal também deve procurar uma unidade de saúde.
As vacinas contra a Covid-19 são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.