Revisão do Plano Diretor fomenta o turismo com série de ações
Revisado, o Plano Diretor de Turismo de Marília está pronto e em tramitação na Câmara Municipal. O documento, que deve ser submetido à votação em breve, visa fomentar o setor e prevê série de ações para isso.
O novo molde de atividades segue recomendação da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, de passar por uma revisão a cada três anos. O que está em vigência foi aprovado em 2018.
O projeto em tramitação conta com diversas sugestões para implantação de itens que buscam o fomento ao turismo em Marília. Uma das propostas, por exemplo, é equipar e revitalizar o Bosque Municipal com a temática dos dinossauros.
A revisão prevê ainda a instalação de quatro mirantes (um em cada região da cidade) com estrutura e preparação de espaço para exploração comercial; estruturação de roteiros de bikes; criação de um Centro de Esportes e Lazer a céu aberto em Avencas; criação de novos museus; e a implantação de uma praia na Esmeralda e de um parque linear ao lado da ferrovia, cuja extensão deve pegar de Lácio a Padre Nóbrega, além de outras intervenções na cidade.
Como ações de governança e legislação, o Plano Diretor de Turismo propõe também mudanças em leis e a criação de um departamento de gestão para o setor. A intenção é fazer até um estudo de viabilidade para a instalação de um teleférico beirando os vales.
Há ainda estratégias para sensibilizar a população sobre a importância do turismo, com investimento em marketing para a criação de uma marca e ativação de redes sociais.