MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 14 maio. 2022

Sob pressão, Saúde tem sobrecarga e longa fila de espera

por Carlos Rodrigues

UPA é referência para urgências (Foto: Divulgação)

Relatos de dificuldades de acesso à rede básica de Saúde e demora em serviços de urgência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte têm se tornado frequentes. Nesta sexta-feira (13), em nota, a unidade de urgência relatou a sobrecarga. A Secretaria Municipal da Saúde admitiu “pressão em toda a rede de serviços”, especialmente na demanda pediátrica.

No início de maio, o Marília Notícia mostrou a existência de fila para internação de crianças e relatou casos de pacientes que ficaram até três dias à espera de vaga no Pronto Atendimento (PA) da zona Sul.

As mães mostradas nas reportagens do MN conseguiram vagas para os filhos, mas a situação segue crítica e abrange toda a rede de assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que envolve dos postos da Saúde da Família aos hospitais.

A crise com o excesso de demanda também estaria atingindo serviços particulares, tanto em unidades de Pronto Atendimento quanto consultórios pediátricos.

UPA LOTADA

Questionada pelo Marília Notícia nesta quinta-feira (12), a direção da UPA informou que “vem registrando um aumento significativo de pacientes” e identificou como uma das causas o fato de “muitas pessoas procurem os serviços [da unidade], ao invés de irem até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”.

Em nota, a instituição diz que “está com todas as equipes empenhadas no atendimento dos pacientes, seguindo o protocolo das prioridades médicas, mas – devido ao grande volume – o tempo de espera pode ser superior ao desejado.”

A direção acrescenta que “está em contato permanente com a Secretaria Municipal da Saúde, no sentido de encontrar uma solução para esse problema. Pedimos a compreensão da população, uma vez que toda equipe está buscando fazer o melhor atendimento, dentro da excelência que sempre pautou o nosso trabalho”, encerrou informe.

PÓS-PANDEMIA

O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, disse ao MN que não se trata de questão específica da UPA.

O gestor da pasta admitiu que alguns casos de pacientes que necessitam da atenção básica – ao invés de serviço de urgência – chegam à unidade da zona Norte, mas que não é esse o principal problema. Júnior vê um fenômeno de saúde coletiva decorrente da pandemia.

“Não é apenas em Marília, nem somente no Estado. Há um aumento expressivo da demanda por serviços de saúde no país, porque as pessoas ficaram muito tempo em distanciamento social, com máscaras e, agora, isso tudo acabou. Do ponto de vista imunológico, os técnicos, os especialistas, apontam como causa o fato de as pessoas estarem ‘despreparadas’ para esse período”, disse.

A previsão, segundo o secretário, é de condições desfavoráveis nos próximos quatro meses – baixa umidade relativa do ar e grandes oscilações de temperaturas – fase de maior transmissão de infecções respiratórias.

AÇÕES E PLANEJAMENTO

A pasta anunciou algumas ações que podem reforçar a assistência no SUS. “Na atenção primária, vamos fortalecer uma parceria com a Unimar e teremos alunos ‘quartanistas’ de Medicina, acompanhados de médicos professores, em cinco unidades de saúde”, garantiu o secretário.

A Secretaria também estuda a extensão do atendimento em duas horas, em cinco unidades de saúde. Já na rede de urgência, será dobrado de um para dois o número de pediatras na UPA da zona Norte. Na região Sul, haverá ampliação do valor do plantão médico, para garantir a presença de especialista.

Na rede hospitalar, segundo Júnior, já está acordado com o Hospital Beneficente Unimar (HBU) a ampliação de mais quatro leitos – atualmente são seis – para internação pediátrica na rede pública.

O gestor ponderou que as ações são complexas, exigem ampla negociação com prestadores de serviços e esbarram na escassez de recursos. “Os hospitais não estão conseguindo contratar pediatras, tamanha a demanda. Em geral, os custos estão extremamente elevados, justamente pela altíssima demanda. Todo o sistema de saúde está impactado com o cenário que temos hoje”, afirmou.

O secretário disse ainda não ter números, mas garante que o número de pessoas que têm buscado ajuda médica nos últimos 40 dias está “fora da curva” em qualquer análise de série histórica. “É sem precedentes e não há de se falar em falta de planejamento, tanto que nem a indústria farmacêutica mundial, que lucra com a venda de remédios, conseguiu se preparar para o que estamos vivendo. E o inverno nem começou”, alertou o secretário.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Operação da Dise prende pai e filho por tráfico de drogas na zona norte
  • 2
    Idoso é encontrado morto em apartamento após dois dias sem contato com a família
  • 3
    Empresário tenta entrar em festa, tem acesso negado e agride mulher
  • 4
    Acordo define compensação e horário do comércio neste fim de ano

Escolhas do editor

JUDICIÁRIO
Justiça marca primeira audiência do caso Rafael PasconJustiça marca primeira audiência do caso Rafael Pascon
Justiça marca primeira audiência do caso Rafael Pascon
SAÚDE PÚBLICA
Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUSSanta Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS
Santa Casa de Marília inaugura reforma de 46 leitos do SUS
JUSTIÇA DO TRABALHO
Acordo define compensação e horário do comércio neste fim de anoAcordo define compensação e horário do comércio neste fim de ano
Acordo define compensação e horário do comércio neste fim de ano
IMPOSTO
Alesp aprova projeto do Estado e isenção do IPVA deve chegar a quase 80% da frota de motosAlesp aprova projeto do Estado e isenção do IPVA deve chegar a quase 80% da frota de motos
Alesp aprova projeto do Estado e isenção do IPVA deve chegar a quase 80% da frota de motos

Últimas notícias

Prazo para retirada de guias de castração termina nesta sexta-feira em Tupã
Lei garante pró-labore a policiais civis que atuarem no reforço da segurança em Tupã
Pompeia conquista 3º lugar em ranking estadual de boas práticas na educação
DHS de Pompeia firma parceria com Unesp para fortalecer saúde mental no SUS

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie