Copa do Mundo derruba vendas no comércio, diz Acim
O vice presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Gilberto Joaquim Zochio, constatou que a Copa do Mundo afetou negativamente o varejo no mês de junho, segundo índice do setor divulgado recentemente por uma grande empresa de cartões de crédito, que apontou um crescimento de apenas 0,5 por cento no mês sobre um ano antes, já descontada a inflação.
“Sem o torneio de futebol, o avanço das vendas teria sido de 2 por cento”, acredita o dirigente mariliense atribuindo o desempenho fraco principalmente aos feriados decretados em dias de jogos em diversas cidades do país. “Querendo ou não, quando havia jogo do Brasil era um dia perdido no comércio”, comentou o diretor da Acim.
O resultado de junho foi bem pior do que o registrado nos meses de abril e maio, quando houve crescimento real de 4,8 e 5,5 por cento por cento, respectivamente, sempre na comparação anual. Este índice é calculado a partir da base de 1,4 milhão de pontos de venda da empresa de cartões de crédito em todo o país.
“Um sinal de que devemos continuar atentos e evitar extravagâncias”, disse cauteloso o vice presidente da Acim. “Cautela continua sendo a melhor saída”, ressaltou Gilberto Joaquim Zochio ao verificar que no último mês, o varejo também sofreu com o feriado de Corpus Christi, que em 2013 caiu em maio.
“Excluindo todos os efeitos de calendário, estima-se que o avanço das vendas teria sido de 3,1 por cento em junho, ainda abaixo do avanço de 6,4 por cento em abril e de 5,1 por cento em maio, pelo mesmo parâmetro”, comparou o dirigente mariliense.