Quatro em cada dez ignoram 3ª dose em Marília
Dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde mostram que apenas seis de uma média de dez marilienses vacinados contra a Covid-19 retornaram para tomar a terceira dose, de reforço. Do total, nove em cada dez pessoas regressaram para a 2ª.
A imunização no município, que teve início em 2021, atingiu no último dia 3 um o total de 214.819 pessoas com a 1ª dose, 197.287 com a segunda e 129.733 com a terceira.
Ou seja, 91,83% dos moradores de Marília que tomaram a primeira fase do imunizante retornaram a segunda. Contudo, número cai drasticamente para apenas 65,75% vacinados com a dose adicional.
As duas primeiras doses já estão disponíveis para crianças a partir de cinco anos de idade e a terceira para adultos com 18 anos ou mais. A aplicação ocorre nos postos de saúde de segunda a sexta-feira.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em todo o país, 46% dos adultos estão habilitados a receberem o reforço por terem sido vacinados com a 2ª dose há quatro meses ou mais, mas não atualizaram a imunização.
A baixa proporção é preocupante, especialmente com a circulação da nova subvariante da ômicron. Segundo estudos, a BA.2 pode ser até 40% mais transmissível que a linhagem antecessora.
O Ministério da Saúde classifica como imunização primária completa, com proteção eficaz contra a doença, a aplicação das três doses.