Marília participa do Dia D contra Covid, sarampo e gripe
O município de Marília participa neste sábado (30) do Dia D de Mobilização Nacional, em grande ação de vacinação contra a Covid-19, sarampo e gripe (Influenza).
De acordo com a Prefeitura de Marília, a ação será realizada em todas as unidades de saúde do município – UBSs e USFs, incluindo as unidades das zonas rurais (distritos). Na data, os postos vão estar abertos das 8h às 16h30.
O Dia D será realizado para o seguinte público-alvo:
COVID – Para o público que necessite atualizar A carteira vacinal: 1ª dose para aqueles que ainda não iniciaram esquema vacinal (cinco anos ou mais); 2ª dose – cinco anos ou mais; 3ª dose – acima de 18 anos (quatro meses após a 2ª dose); 4ª dose – acima de 60 anos (quatro meses após a 3ª dose); 3ª e 4ª dose – aos pacientes imunossuprimidos.
GRIPE – Para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.
As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade.
No entanto, as crianças de cinco a 11 anos de idade deverão aguardar um período de 15 dias entre as vacinas Covid e as demais vacinas do calendário, incluindo a vacina Influenza (neste momento, deve-se priorizar a vacina de Covid-19).
SARAMPO – Para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Iniciará vacinação com SCR (sarampo, caxumba e rubéola) em crianças de seis meses a < de cinco anos de idade, indiscriminada, ou seja, receberá uma dose independente da situação vacinal (não será necessário avaliar carteira de vacina).
O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, informa não será necessário agendamento prévio.
“Não há necessidade de agendamento, basta que o público-alvo de cada imunizante compareça a uma das nossas unidades de saúde neste sábado, entre 8h e 16h30. Estamos montando toda a logística, e peço que essas pessoas que fazem parte do público-alvo venham para receber a vacina”, conclui o secretário.