Projeto busca absorventes para combater a pobreza
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos esteve reunida na última quarta-feira (20) com representantes da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social para apoiar a iniciativa dos alunos da Etec Antônio Devisate de arrecadação de absorventes.
O Projeto Crisálida tem o objetivo de arrecadar absorventes para combater a pobreza menstrual, expondo o assunto “menstruação” a fim de evitar o preconceito e gerando empatia social com relação às mulheres.
A princípio a iniciativa teve início para suprir a necessidade das alunas carentes da Etec. Com a colaboração dos alunos, funcionários e a parceria da Secretaria de Direitos Humanos, foram arrecadadas cerca de 800 absorventes, que foram doados para o Centro de Referência da Mulher de Marília.
De acordo com a aluna Bianca de Souza Barbosa, coordenadora do Projeto, o engajamento dos professores, coordenadores e estudantes foi essencial para a arrecadação.
O coordenador do ensino médio Marco Antônio Machado conta que houve uma importante conscientização dos alunos para que compreendessem a necessidade de falar sobre o assunto, deixando de lado a vergonha e o preconceito.
Além disso, o professor observou que estava havendo grande evasão escolar em épocas dos ciclos menstruais, pois algumas estudantes sequer têm acesso aos absorventes.
Adriana Tognoli, advogada e coordenadora do Centro de Referência da Mulher, agradece a doação e elogia o projeto, ao destacar a importância de abranger outros temas como assédio, desigualdade de gênero e a violência contra a mulher nos ambientes escolares.
O evento contou com a presença do secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, que se dispôs em apoiar demais projetos realizados pela Etec Antonio Devisate e colocou a Secretaria à disposição da escola, alunos e professores para as parcerias.