HBU, Santa Casa e Gota aderem à paralisação; cirurgias são suspensas
Notas distribuídas no fim da tarde de ontem à imprensa informam que as diretorias da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), da Santa Casa de Misericórdia de Marília, da Maternidade e Gota de Leite decidiram aderir à paralisação dos hospitais filantrópicos e suspender as atividades.
O documento da ABHU comunica que a adesão visa sensibilizar as autoridades sobre a grave crise que enfrentam as instituições de saúde. A paralisação das atividades ocorre nesta terça-feira (19), como forma de quebrar o silêncio em torno da defasagem da tabela Serviço Único de Saúde (SUS).
Diante disso, o Hospital Beneficente Unimar (HBU) vai suspender 50% das cirurgias eletivas que estavam previstas para hoje. Rotineiramente são realizados 20 procedimentos ao dia, mas serão feitos apenas 10.
“Lamentamos que seja preciso chegar a esse ponto, mas diante da falta de sensibilidade em relação aos custos do serviço e a importância do serviço que é prestado à população, decidimos apoiar o movimento”, diz Márcia Mesquita Serva Reis, diretora superintendente da ABHU.
Já Santa Casa informa que mobilizações internas já foram feitas, bem como a busca de apoio político junto a prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e toda a sociedade.
Na instituição foram remarcados atendimentos no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”.
“Quero deixar bem claro que somos favoráveis à valorização dos profissionais da saúde. O que estamos reivindicando é um aumento de recursos do SUS, pois os valores pagos são ínfimos e estão prejudicando sobremaneira os hospitais filantrópicos”, ressalta o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.
“Não se trata de greve, mas de uma forma de alertar a sociedade para os sérios problemas financeiros enfrentados pelos hospitais filantrópicos que estão tendo aumentos de custos cada vez mais elevados, enquanto a tabela de pagamento do SUS continua congelada há anos”, completa a presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni. O Hospital Espírita de Marília (HEM) também apoia a causa.
Uma manifestação – em frente ao Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” – está prevista para acontecer na manhã desta terça (19).