Após 13 dias, Marília volta a registrar morte por Covid-19
Após 13 dias sem mortes por Covid-19, a Prefeitura de Marília voltou a emitir boletim epidemiológico com caso positivo e desfecho com óbito na cidade. A vítima da doença é uma idosa de 88 anos.
No total, a cidade apurou 1.071 óbitos provocados ou relacionados à doença desde o início da pandemia.
A idosa tinha doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus, segundo notificação hospitalar. Ela foi internada no dia 13 de abril e morreu neste domingo (17).
No total, o município soma 52.087 casos e tem cinco pessoas internadas com confirmação de Covid-19. Há 13 dias, eram 51.860 (227 a menos) diagnósticos, com sete hospitalizados.
“A Secretaria Municipal da Saúde lamenta a perda de mais uma vida e se solidariza com os familiares, além de reforçar o alerta de cuidados com os idosos e portadores de doenças crônicas que, preferencialmente, devem ficar em casa durante esse período de pandemia”, orientou, nota da assessoria de imprensa.
O caso fatal anterior mais recente foi no dia 5 de abril. O vírus foi confirmado como uma das causas da morte de uma mulher de 79 anos. Ela tinha doença hepática crônica, obesidade e doença neurológica crônica.
FIM DA EMERGÊNCIA
Na noite deste domingo (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por causa da Covid-19, durante pronunciamento em rede nacional.
Queiroga disse que a campanha de vacinação contra a doença foi a maior da história e que mais de 73% da população brasileira completou o ciclo vacinal.
Nesta segunda-feira (18), em entrevista coletiva, Queiroga admitiu que a Covid-19 “não acabou e nem deve acabar nos próximos meses”. Dessa forma, o médico reforçou ser necessário “conviver com o vírus”.