Garça discute alta no atendimento em Saúde Mental
A Prefeitura realiza na próxima sexta-feira (25) a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Garça (distante cerca de 30 quilômetros de Marília), no auditório da Patrulha Juvenil.
A iniciativa vai discutir “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Segundo a psicóloga da Secretaria da Saúde, Talita Giovana de Alencar dos Santos, uma das organizadoras do evento, a participação de cuidadores de pessoas que passam por tratamento na saúde mental é de grande importância durante esses debates. “A Conferência vai analisar as prioridades locais a partir de eixos pré-definidos pelo Conselho Nacional de Saúde e indicará diretrizes a serem seguidas nos próximos anos.”
As conferências da Saúde constituem um importante instrumento de participação social e são garantidas pela Lei 8.142/1990, porém, é recente a iniciativa de realização de debates específicos sobre temas voltados para a saúde mental.
“Temos várias justificativas para tal iniciativa, entre estas: o crescimento da demanda por atendimento em virtude do aumento de incidência de transtornos mentais; o uso de álcool, crack e outras drogas; e, recentemente, os agravos provocados pela pandemia”, conclui Talita.