Quarta dose deve atender parte do público-alvo em casa
Com público-alvo acima dos 80 anos, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em Marília terá o programa Melhor em Casa como facilitador. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde, que aguarda as doses para anunciar o início do atendimento.
Nesta quarta-feira (16), o governador João Doria (PSDB) anunciou o reforço como recomendação do Comitê Científico da Covid no Estado. O início da aplicação está marcado para a próxima segunda-feira (21).
O Comitê levou em consideração na decisão, o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.
Estarão aptos a receber a quarta dose cerca de 900 mil idosos, desde que tenham recebido a dose de reforço (3ª dose) com um intervalo de quatro meses. Em Marília, a Secretaria Municipal não informou o número estimado do público-alvo.
O titular da pasta, Cássio Luiz Pinto Júnior, disse que a campanha em Marília irá acontecer em unidades de saúde, mas terá grande relevância – para este público-alvo – no atendimento domiciliar.
“Começaremos tão logo a vacina chegue em Marília. Estará disponível nas unidades que já estão administrando [o imunizante] e também através do programa Melhor em Casa, que atende os acamados e pessoas com mobilidade reduzida”, disse.
Porém, para receber a visita da equipe de saúde é preciso estar cadastrado no programa. Mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima. A relação de endereços e telefones de todas as unidades de Marília está disponível no site do município.
Até ontem o Vacinômetro apontava 99,19% da população paulista protegida com ao menos uma dose contra a Covid-19 e 90,11% com o esquema vacinal completo. Até o momento, foram aplicadas 102,4 milhões de doses em todo o Estado.
Em Marília, a apuração apontou 212.500 pessoas (90,9%) com ao menos uma dose e 190.735 (83%) com esquema vacinal concluído.