‘Mapa da Água’ aprova qualidade da água fornecida em Pompeia
A Pesquisa “Mapa da Água”, realizada com dados do Ministério da Saúde, constatou as boas condições da qualidade da água fornecida pelo município de Pompeia. Os dados analisados são referentes aos anos de 2018 a 2020 e indicou que não foi encontrada nenhuma substância que gere risco a saúde.
A pesquisa, de abrangência nacional, envolvendo diversos municípios, apurou a detecção de substâncias que causam risco à saúde, inclusive doenças crônicas, como câncer, na água de cidades da região. Pompeia, porém, segundo o relatório do “Mapa da Água”, da organização Repórter Brasil destacou que a cidade está livre de tais substâncias.
Os testes foram colhidos na água tratada do município entre 2018 e 2020 e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.
De acordo com o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Marciano Zamariolli, o SAAE é responsável pelo abastecimento da cidade e conta com laboratório próprio e um químico responsável pela avaliação constante da água e do esgoto do município.
“Pompeia tem aproximadamente 35 poços artesianos que são acompanhados periodicamente por profissionais do SAAE para medir o flúor e o cloro da nossa água. O resultado da pesquisa é fruto do excelente trabalho da nossa equipe e hoje Pompeia tem mais qualidade de vida graças a esse trabalho executado”, comentou.
Esses dados inéditos levantados pela Repórter Brasil mostraram que a água que sai das torneiras da população de mais de 763 cidades do país é perigosa para a Saúde. Pompeia além de água de qualidade, tem esgoto 100% tratado e uma política de destinação de resíduos sólidos. A destinação do lixo domiciliar está regularizada junto à Cetesb, com o transbordo realizado para um aterro sanitário licenciado fora do município.