Jovem debocha de morador de rua e revolta internautas
Um vídeo que mostra a abordagem de um jovem a um morador de rua, no Centro de Marília, com deboches ao homem que está deitado sob uma marquise, repercutiu entre internautas. Leitores do Marília Notícia reprovaram o conteúdo, que teria sido postado na rede social do próprio rapaz que aparece na imagem.
No vídeo, o jovem de capacete se aproxima do andarilho e coloca algo no chão que foi interpretado por usuários da web como uma cédula de dinheiro. Ele faz barulho para, supostamente, acordar o morador de rua. Quem grava, ri.
O rapaz bate o pé perto da cabeça do homem. Em uma sequência do vídeo, ele cutuca o homem com pé e diz: “tá morto né, desgrama. Olha aqui. Quer?”, em seguida faz um movimento brusco com a mão.
Em legenda, como que antecipando a reprovação social, o autor da postagem escreve, com sequência de erros de português: “Antes d alguém vim fala bosta nois deu 20 real pra ele”, seguido de emojis de gargalhada.
Após assistir ao vídeo, a secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Wânia Lombardi condenou a cena e classificou como “lamentável a atitude de uma pessoa jovem”.
“Sinto muita tristeza em ver esse vídeo. Estar em uma situação de rua pode acontecer com qualquer pessoa. Você pode estar em uma situação privilegiada hoje e depois perder tudo e estar na rua, por vários motivos”, alertou. “É nossa obrigação como seres humanos prestar solidariedade. É uma questão humanitária. Não se pode zombar, agredir, debochar de quem está nessa situação”, disse.
O município oferece serviços de apoio a pessoa em situação de rua, ainda que parte dos sem teto rejeitem a assistência, por motivos de dependência de álcool ou outras drogas, além de dificuldade de convivência coletiva.
Quem ver pessoas nessa condição e desejar ajudar pode fazer contato com a Abordagem Social, que atende pelos telefones (14) 99774-4629 ou (14) 99877-1682, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, aos sábados das 7h ás 15h e domingos das 7h às 12h.