Renegociação pode beneficiar até 2,6 mil pessoas no Fies
Iniciativa do governo federal, por meio da Medida Provisória 1.090, pode beneficiar até 2,6 mil profissionais recém formados em Marília, com contratos ativos no Programa de Financiamento Estudantil. A inadimplência ultrapassa os 90 dias em mais de 47% dos contratos na cidade.
Conforme dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa tem 6.842 contratos ativos em Marília, dos quais 5.695 já entraram em fase de amortização, ou seja, os beneficiados já estão pagando [ou deveriam estar] pelo valor concedido.
Mas, pelo menos metade estão inadimplentes. Destes, 2.698 já estão com parcelas vencidas há pelo menos três meses.
Em todo o Brasil, a estimativa é que a Medida Provisória ajude a regularizar os débitos de mais de 1 milhão de contratos ativos e que estão com mais de 90 dias em atraso com as parcelas. Mas para ser beneficiado, é preciso que o contrato tenha sido formalizado até 2017.
Para quem tem dívidas com 90 a 360 dias de atraso, o desconto será de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes.
Para quem está inadimplente há mais de 360 dias, o desconto é de 86,5% no saldo devedor, também com o cancelamento dos encargos.
Quem foi beneficiado com o auxílio emergencial e está inscrito no Cadúnico terá desconto de 92% no valor.