Marília deve contar com autotestes nos próximos dias
Drogarias de Marília aguardam para os próximos dias a chegada dos autotestes para Covid-19. As redes, que possuem maior poder de negociação e capacidade logística, devem ser as primeiras a oferecer o produto no Interior do Estado. Expectativa é que a novidade seja oferecida em diferentes apresentações, por unidade ou caixas de até cinco testes.
O Marília Notícia fez contato com as principais farmácias da cidade e apurou que há previsão de recebimento a partir deste sábado (5). Nesta quinta-feira (3), em algumas Capitais, o autoteste recém-regulamentado no país já chegou aos consumidores.
O custo médio informado pelas farmácias em Marília – preço cobrado pelas redes – é de R$ 70 pelo produto unitário, fabricado pela Bioscience. Mas o consumidor vai poder comprar caixas com até cinco autotestes, pelo valor médio de R$ 299, da Eco Diagnóstica.
Em algumas farmácias da cidade, os interessados podem deixar o telefone de contato para serem informados quando o produto for recebido. A facilidade, que só agora começa a ser disponibilizada no Brasil, já é realidade no Estados Unidos e Europa desde o ano passado.
Até então, exames disponíveis em algumas drogarias no Brasil eram coletados e interpretados pelas próprias farmácias. Já os autotestes são feitos e lidos pelo usuário, que coleta a amostra e segue as instruções do fabricante.
Adquirido sem necessidade de controle – prescrição médica -, o autoteste pode ser guardado em casa para uso quando a pessoa entender necessário.
Se o resultado do autoteste apresentar resultado positivo para a presença do antígeno de Covid-19, mesmo que a pessoa não tenha sintomas, deve usar o bom senso, se isolar imediatamente para evitar a contaminação de outras pessoas, usar máscara e avisar quem teve contato recente.
Os produtos são utilizados para orientação (triagem) e existe a possibilidade de resultados errados, chamados de falso-positivos. É recomendado que o usuário busque atendimento em um serviço de saúde, para confirmação do diagnóstico. Somente assim, a notificação pode ser inserida nos sistemas do Ministério da Saúde, para o acompanhamento dos casos de Covid-19 no país.