Estado vai investir R$ 66 milhões em novo prédio do HMI
O vice-governador e secretário de governo Rodrigo Garcia (PSDB) assinou na manhã desta sexta-feira (25), em Marília, a autorização para que o Estado de São Paulo invista R$ 66 milhões na construção de um novo hospital da mulher e da criança, que será vinculado ao prédio principal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema).
O investimento, considerado o maior já realizado desde a fundação da instituição, vai aproximar os serviços médicos já oferecidos à população de 62 cidades da região.
Atualmente, o atendimento voltado para crianças e mulheres de Marília e região é ofertado no Hospital Materno Infantil (HMI), localizado na avenida Sampaio Vidal, 42, também gerido pelo Complexo Famema.
“No ano passado, a gente percebeu que teria condições de fazer esse investimento. Autorizamos a Paloma [superintendente do HC/Famema], no silêncio, a contratar o projeto executivo dessa obra, para não vir em Marília fazer uma promessa que demoraria anos para ser cumprida”, disse Garcia.
O novo prédio será construído onde hoje fica o setor administrativo, no lado direito da entrada do Pronto-Socorro Adulto, com acesso pela Portaria 4, na rua Nelson Severino Zambon.
O projeto prevê a construção de 13 mil metros quadrados de área, com cinco andares, com pronto-socorro infantil, enfermaria, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva neonatal, infantil e adulto.
Atualmente, o HMI tem capacidade operacional de 101 leitos. Com o novo prédio haverá o acréscimo de novos 100. A licitação será aberta já na próxima semana e deve ser concluída em 60 dias. O prazo para execução da obra será de 24 meses a partir da assinatura do contrato.
O vice-governador também anunciou que todos os equipamentos do hospital serão novos. Ele estava acompanhado do secretário estadual da Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn.
Outras autoridades também estiveram presentes no evento. O deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) enfatizou que foi um ano de trabalho para garantir o anúncio de hoje.
“Fizemos uma audiência com o Rodrigo há um ano. Trabalhamos silenciosamente para dar certo. Montamos uma equipe de trabalho e estamos hoje aqui para dizer a vocês que teremos um hospital novo para cuidar da criança e da mulher”, contou.
Já o prefeito Daniel Alonso (PSDB) frisou que será uma obra muito importante para toda a região.
“Hoje nós temos o hospital que atende a mulher e a criança em um prédio precário, antigo. E agora serão instalações moderníssimas, novas, feitas aqui mesmo [complexo HC], otimizando o trabalho e integrando todo o atendimento de saúde desse tão importante hospital que é o HC, não só para Marília, mas para 62 municípios”, falou o chefe do Executivo local.
***
Este texto teve a colaboração do jornalista Marcelo Moriyama